Caged aponta saldo negativo de emprego em Guará

Depois de fechar 234 postos no primeiro semestre de 2016, cidade busca saídas para reverter situação

Atendimento no comércio, um dos setores mais afetados pela crise econômica; desemprego assusta (Foto: Arquivo Atos)
Atendimento no comércio, um dos setores mais afetados pela crise econômica; desemprego assusta (Foto: Arquivo Atos)

Carlos Pimentel
Guaratinguetá

Guaratinguetá teve 234 postos de trabalho com carteira assinada fechados no primeiro semestre de 2016. A informação é do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. O indicador de junho foi divulgado no último dia 27.

Para o assessor especial de Indústria e Comércio da Prefeitura de Guaratinguetá, Fernando Sarabion, o fechamento de vagas é reflexo do cenário de retração econômica que atinge o País desde o ano passado, e vem fazendo o ritmo das contratações recuar. “A crise está aí e o País todo está sentindo. A verdade é que todas cidades do Vale do Paraíba hoje estão com saldo de emprego negativo, o que inclui Guaratinguetá”, argumentou.

Sarabion afirmou que está otimista para a cidade virar o jogo e abrir novos postos de trabalho. Apesar da crise, Guaratinguetá concedeu quatro terrenos para empresas que estão se instalando na cidade. “As empresas irão começar a operar em Guaratinguetá no ano que vem. Recentemente o prefeito também doou um terreno para a construção das novas instalações da Coopavalpa (Cooperativa dos Produtores de Arroz do Vale do Paraíba), o que vai fomentar a arrecadação do município e a geração de trabalho”, ressaltou.

O assessor de Indústria e Comércio destacou que Guaratinguetá é uma cidade diferenciada, e que conta com quatro pilares econômicos importantes para o desenvolvimento e fugir da crise: turismo, agricultura, indústria e comércio.
Segundo ele, o comércio foi o setor que sofreu perdas com o momento econômico do País. “Segundo os dados que foram levantados, o comércio foi o setor que sofreu o maior impacto, o que significa que houve uma redução no número de empregos nesta área”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?