Após polêmica com empresa, animais soltos levam perigo a estradas de Guará

Prefeitura interrompe contrato de serviço de captura após denúncias de envolvimento com quadrilhas

Cavalos soltos na estrada da Colônia do Piagui oferecem riscos aos motoristas; perigo aumentou após rescisão de contrato com empresa (Foto: Carlos Pimentel)
Cavalos soltos na estrada da Colônia do Piagui oferecem riscos aos motoristas; perigo aumentou após rescisão de contrato com empresa (Foto: Carlos Pimentel)

Carlos Pimentel
Guaratinguetá

A presença de animais de grande porte soltos pelas ruas é um perigo constante não só em Guaratinguetá, mas também nas rodovias. Apesar dos riscos que representam, é comum encontrar cavalos e até vacas passeando pelas ruas e estradas vicinais da cidade.

Depois de muita reclamação, em fevereiro de 2015 a Prefeitura de Guaratinguetá terceirizou o serviço de coleta de animais na cidade por meio da empresa Rodrigo César Garcia Valinhos ME, fazendo a captura, depósito e guarda domésticos de pequeno, médio e grande porte.

Mas na última semana, a Prefeitura informou que foram suspensas as atividades da empresa na cidade. Segundo a nota, a pedido da Prefeitura, a Justiça determinou que os trabalhos fossem interrompidos.

Em outubro, foi deflagrada a Operação Heifer por parte da DIG de Americana, com apoio da Dise, Seccional de Americana e GOE de Piracicaba. A operação visava o cumprimento de mandados de prisão temporária e busca domiciliar em decorrência de investigações, envolvendo o furto de 44 novilhas pertencentes ao Instituto de Zootecnia de Nova Odessa. Na operação, nas cidades de Americana, Valinhos e Guaratinguetá foram presas de sete pessoas, sendo cinco temporários, um preso em flagrante por porte de arma e um preso em flagrante por receptação e apreensão de 31 animais, seis caminhões boiadeiros, além da apreensão do caminhão usado para o transporte das novilhas furtadas, as quais eram objeto de pesquisa do Instituto de Zootecnia. A Polícia Civil e Ministério Público investigam um suposto envolvimento de membros das empresas com o crime.

O recolhimento de animais soltos em estradas de Guaratinguetá é um dos principais gargalos da administração municipal, que recebe diariamente diversas reclamações, principalmente de quem reside na zona rural da cidade.

Com o término dos trabalhos realizados pela empresa, as reclamações de animais soltos nas ruas da cidade, que já eram constantes, tem aumentado a cada dia. A Câmara de Guaratinguetá também tem cobrado uma ação do Executivo.

Na última terça-feira, o vereador Darci do Bar (PSB) solicitou informações sobre as medidas tomadas para recolher os animais de grande porte que são encontrados soltos nas vias públicas do município. “Entrei com o requerimento pedindo providências sobre os animais que estão soltos nos quatro cantos da cidade, principalmente próximo a ponte Cabo Chicão, em frente à Fatec e Village Santana. Há uma grande preocupação com acidentes e com o bem-estar dos animais”, comentou o parlamentar.

Motoristas que trafegam a estrada vicinal Tancredo Neves, que dá acesso ao bairro das Pedrinhas, e também na estrada da Colônia do Piagui, principalmente nas proximidades do bairro Village Santana, também se queixam das dificuldades encontradas em virtude da presença de animais de grande porte trafegando pelas estradas vicinais da cidade.

De acordo com o morador do Village Santana, Geovani Trindade, o risco de quem trafega no local é iminente, tendo em vista que os animais saem das margens da estrada de uma hora para outra pegando os motoristas desprevenidos. “Os animais na pista são obstáculos que se movem de maneira imprevisível. Recomendo quem for passar pelo local que diminua a velocidade. Todos que passam por aqui sinalizam com os faróis para outros motoristas sobre os perigos que encontramos aqui”, lembrou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?