Após interdição da biblioteca, Guará reforça estrutura contra chuvas

Segundo andar do prédio teve paredes, luz e livros danificados; secretaria da Cultura já toma medidas

Funcionária da biblioteca separa livros após a chuva; Prefeitura recebe pedidos por reforma (Foto: Juliana Aguilera)
Funcionária da biblioteca separa livros após a chuva; Prefeitura recebe pedidos por reforma (Foto: Juliana Aguilera)

Juliana Aguilera
Guaratinguetá

A Biblioteca Municipal de Guaratinguetá amanheceu na última segunda-feira com parte do segundo andar alagado devido às fortes chuvas do último final de semana. O prédio está interditado para limpeza de livros e retirada da água.

O problema aconteceu devido ao acúmulo excessivo de folhas na calha do prédio, que impossibilitou o escoamento da água. A infiltração entrou pela laje do edifício.

O prédio, construído em 1964, foi reformado pela última vez em 2003 e, desde então, passou apenas por pequenas manutenções. A secretária de Cultura, Aline Damásio, afirmou que um pedido de reforma já havia sido enviado ao gabinete do prefeito Marcus Soliva (PSB), em agosto. Com a nova situação, a biblioteca deve ser priorizada agora. “Estamos na fila de serviço. Vamos precisar de uma reforma mesmo, desentupir uma calha daquelas não é tão simples assim”.

O atendimento do segundo andar foi interrompido pelas condições do espaço. “É um espaço de leitura, então as pessoas precisam estar um pouco mais bem cuidadas. Nós temos aguardado, mas a chuva não aguarda nada”, explicou Aline, que contou ainda que os livros danificados não são o maior problema da biblioteca no momento, já que existe uma reserva técnica de obras. “Nossa preocupação é melhorar cada vez mais o atendimento”, afirmou.

A secretaria de Cultura fez uma reunião com a secretaria de Obras e a de Planejamento no gabinete do prefeito Marcus Soliva (PSB), na manhã da última terça-feira.

Foram retiradas as folhas da calha para o escoamento da água do local afetado. O segundo andar permaneceu fechado ao longo da semana e está previsto para voltar a funcionar normalmente na próxima segunda-feira. Já a exposição “Fazendo nós surgem as Bonecas Abayomi – símbolo da cultura negra”, programada para a próxima terça-feira, deve prosseguir sem alterações.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?