Após ameaça com homem armado, complexo esportivo deve ganhar câmeras em Guará

Secretário quer vigilância após semana marcada por ocorrência em quadra de esportes no Pedregulho

O complexo esportivo do bairro do Pedregulho, que deve receber câmeras de monitoramento após ocorrência de ameaça com arma de fogo (Foto: Leandro Oliveira)
O complexo esportivo do bairro do Pedregulho, que deve receber câmeras de monitoramento após ocorrência de ameaça com arma de fogo (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Uma ocorrência com um homem armado colocou em pauta a necessidade do reforço na segurança de áreas públicas para prática esportiva em Guaratinguetá. O caso, registrado no Centro Esportivo do Pedregulho, levou o secretário de Esportes Gustavo Mathídios a pedir a instalação de câmeras de monitoramento no local.

O homem que invadiu o centro esportivo no Pedregulho, na última semana, ameaçou outro rapaz dentro do complexo. A Polícia Militar foi acionada e encontrou um revólver calibre 38 em um matagal dentro da área. O homem foi preso e a segurança do espaço foi colocada em xeque.

A área tem um ginásio poliesportivo, um campo de futebol, uma pista de atletismo, uma quadra descoberta, uma pista de skate e áreas de mata.
O secretário garantiu que existe um trabalho de prevenção sendo realizado e que novas soluções serão implantadas. Ele revelou que a equipe de segurança do complexo esportivo conta com quatro profissionais, que se dividem em dois turnos.

Mesmo sem grande movimentação durante os dias de semana, o secretário contou que ações de vandalismo, como pichações, faziam parte da rotina do complexo. “Tivemos grandes problemas com pichação, tanto que estamos estudando colocar as câmeras para acabar com isso. Tinha gente que só vinha aqui para pichar ou rabiscar os muros. Não dá para continuar desse jeito”, contou.

Sobre o homem preso nesta semana portando uma arma de fogo dentro do complexo, Mathidios tratou como caso isolado. Para o secretário, a ação rápida da PM em atender ao chamado da secretaria de Esportes foi fundamental para capturar o indivíduo. “Nós acionamos a polícia imediatamente. Ela chegou, encontrou a arma e deu voz de prisão ao rapaz. Não temos condições de revistar todos que entram aqui. É um local aberto, mas essa parceria já aumenta a segurança”.

Segundo Mathidios, a secretaria de Esportes da cidade conta com um aparato de seguranças que trabalham 24 horas por dia. “Nós temos zeladores, vigias e profissionais trabalhando o tempo todo, mas aqui é um local aberto. Tem muita gente que vem praticar esportes ou assistir, mas tem gente que vem com outras intenções. Estamos propensos a acontecer alguma coisa, porque não temos voz de polícia”.

Uma alternativa encontrada foi propor uma parceria entre a pasta e a Polícia Militar, que passou a realizar rondas diárias dentro do complexo.
Além das câmeras de segurança, Gustavo Mathídios também revelou que estuda fechar a entrada do complexo para veículos. Se isso for colocado em prática, a área só poderá ser acessada por pedestres ou por ciclistas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?