Apesar de confirmações de Covid-19, vereadores mantêm sessões em Guará

Dois servidores estão internados e outros seis têm sintomas da doença; medida vale até 8 de agosto e proíbe entrada da população

O presidente da Câmara, Celão (centro), que implantou medidas após confirmação de Covid-19 na Casa (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá 

Os vereadores de Guaratinguetá decidiram manter as sessões de Câmara, após notificações e internações de trabalhadores da Casa com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. Dois funcionários estão internados e outros seis têm sintomas gripais. A decisão veta a participação popular e autoriza que servidores e parlamentares com mais de 60 anos trabalhem à distância.

A expectativa era de que o presidente da Câmara, Marcelo Coutinho, o Celão (PSD), anunciasse a suspensão das atividades, mas não foi isso que a maioria na Casa entendeu.

A situação entrou em pauta após as internações de um motorista concursado da Câmara na sexta-feira (24) e do assessor direto do vereador Pedro Sanini (PSC), Adelson Rocha, no domingo. Rocha, que é conhecido como “Hulk”, está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e chegou a ser mencionado pelo presidente, na sessão desta terça (28). Ambos têm quadro de saúde estável até o momento.

No plenário, Celão abordou as medidas preventivas adotadas pela Casa após as internações. “Não teremos o acesso do público até o dia 8 de agosto, nas dependências da Câmara. As sessões serão realizadas às terças-feiras, às 14h. Estão liberados os veículos de imprensa para acompanhar os trabalhos presenciais. Ficam liberados os servidores municipais acima de 60 anos para o serviço de home office, assim como aqueles que têm algum tipo de doença crônica”.

A decisão entrou em vigor nesta quarta-feira (29). O mesmo vale para os vereadores com idade acima dos 60 anos ou que tenham doenças crônicas. “Nós estaremos disponibilizando um aplicativo para que os vereadores possam, de casa, participar das sessões e participar das votações online”, explicou Celão.

O vereador Marcelo Augusto da “Santa Vasa” (PSD) confirmou que a decisão dos parlamentares foi unânime. A tendência é que as sessões transcorram com mais agilidade. “Vamos evitar de fazer discussões das matérias, para que não percorra muito tempo, mas a gente sabe que é preciso, no momento de dificuldade, não podemos ficar longe da população. É o momento que a população e o Executivo mais precisam, caso algum projeto possa precisar ser votado”, concluiu.

As sessões solenes e especiais, além das audiências públicas, estão suspensas até 8 de agosto. O expediente da Câmara segue normal, das 8 às 18h, com revezamento dos servidores. Mas o atendimento público permanece suspenso. Será realizado o processo de desinfecção do prédio da Casa e todos os servidores, antes de entrarem nas dependências da Câmara, devem usar máscara protetora e higienizar os calçados.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?