Aos 67 anos, atleta de Guará dedica vida às corridas de rua

O incansável Passinho corre há 35 anos e é figura carimbada em provas como a 9 de Julho

Acompanhado de corredora, Passinho enfrenta os dez quilômetros da Corrida 9 de Julho no último sábado, em Guaratinguetá (Foto: Leandro Oliveira)
Acompanhado de corredora, Passinho enfrenta os dez quilômetros da Corrida 9 de Julho no último sábado, em Guaratinguetá (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A 82ª edição da Corrida 9 de Julho foi realizada no último sábado e mais de seiscentos atletas competiram no percurso que corta Guaratinguetá. Entre os corredores, o experiente Benedito Antônio de Passos, de 67 anos. Passinho, como é conhecido, compete há mais de 35 anos e já disputou provas consagradas como a São Silvestre e a Meia Maratona do Rio de Janeiro.

Funcionário da FEG (Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá) desde 1974, Passinho, como é conhecido na cidade, sempre gostou de praticar atividades físicas. Quando garoto, se arriscava nas peladas de fins de semana com os amigos. Mas foi a união dos jovens corredores universitários que chamou sua atenção. “Lá tinha muitos alunos de fora do estado. Eu via aquele pessoal correndo e, apesar de não ter intimidade com a corrida, achei bonito. Foi então que comecei a correr com eles”, recordou.

Com mais de trezentas provas disputadas, Passinho não tem dúvidas de qual lugar prefere correr. Guaratinguentaense de nascimento, o veterano reconhece a importância da 9 de Julho, mas, se rendeu as belezas cariocas. “A 9 de Julho é uma das mais antigas do país. Eu já cheguei a competir quando era de noite, mas hoje só é realizada de manhã. Também já corri a São Silvestre três vezes, a Meia Maratona de Belo Horizonte e a Meia Maratona do Rio de Janeiro. Aliás, se tem uma cidade que inspira a correr é o Rio. Não tem lugar mais bonito”.

Em 2015, Passinho disputou trinta provas. A alta marca de disputas pode ter acarretado em uma lesão na região do quadril que está comprometendo seu desempenho nas provas deste ano. Ele fez uma ressonância magnética e está aguardando o resultado para decidir se continua correndo ou se terá de deixar o atletismo.

Enquanto espera pelo laudo, Passinho continua fazendo aquilo que ama. “Eu adoro correr. Nunca tive a pretensão e ganhar a corrida. Tenho alguns troféus, mas sempre gostei de correr. Quando eu corro, passa um filme na minha cabeça, me desconecto do mundo, me sinto mais relaxado”, revelou o experiente atleta.

Vencedores – Na classificação geral dos 5 e 10 quilômetros, nenhum atleta da cidade venceu a prova. Nos cinco quilômetros, Adriano Fabrício Leite venceu com 16m21, seguido por Elivelton Caitano de Souza, 16m37s, e Dioney Santana, 16m42. No feminino, Daniele Cristine dos Santos cravou 20 minutos e chegou em primeiro lugar, seguida por Beatriz Cavalcanti da Conceição, 20m36s, e Maria Luz, 22m38s,

Nos 10 quilômetros masculino, o vencedor foi Rogério Ferreira, com o tempo 30m28s, Ele foi seguido de perto por Eberth Silvério, 30m45s e Eliezer Santos, 30m53s. No feminino, Fernando Raimunda Soares venceu com 35m33s, seguida por Rosângela Raimunda Ferreira, 35m43s, e Viviane Amorim Figueiredo, 36m44s.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?