Alckmin aprova projeto de novo Pronto Socorro em Guará

Soliva trabalha para concluir discussão sobre nova sede para atendimento em junho; Museu Rodrigues Alves e permuta viram cartas na manga por mudança

O governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que assinalou positivamente com a proposta do uso do prédio da delegacia para o novo PS (Foto: Leandro Oliveira)
O governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que assinalou positivamente com a proposta do uso do prédio da delegacia para o novo PS (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva (PSB), aproveitou a visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) nesta semana para apresentar o projeto pelo novo Pronto Socorro.

Soliva e Alckmin passaram pela Santa Casa e pelo prédio onde funcionam as delegacias da Mulher, Geral e Plantão Policial. Com o documento em mãos, o governador aprovou a proposta do chefe do Executivo.

Com o tempo escasso, Soliva se antecipou e falou sobre as dificuldades da saúde municipal, enquanto deixavam a cerimônia de entrega das obras da SP-62. Ainda dentro do carro oficial do Estado, o prefeito entregou o projeto pelo novo Pronto Socorro para Alckmin.

De imediato, a resposta foi positiva. “Ele me respondeu que é mais importante que o Pronto Socorro fique ao lado da Santa Casa, ao invés da delegacia. Nós precisamos montar aqui um PS e esse aval depende dele (governador) para que a gente comece o processo de troca, doação ou seção, de uma forma que viabilize a Prefeitura investir no local. Ele me deu a certeza e o apoio pelo projeto”, contou o prefeito.

Alckmin deve debater o tema com o secretário de Segurança Pública do Estado, Mágino Alves, e o delegado seccional de Guaratinguetá, Márcio Ramalho, para definir onde as delegacias serão instaladas.

O delegado já teria descartado a possibilidade de mudança para pontos alugados pela Prefeitura, mas aprovou uma possível permuta de patrimônio público municipal com o prédio estadual, onde funcionam as delegacias.

Caso a permuta seja aprovada, as partes vão discutir um terreno para construção da nova delegacia seccional, enquanto a Prefeitura pagará um aluguel temporário para os novos pontos das delegacias.

Uma carta na manga citada por Soliva é a transição da administração do Museu Frei Galvão. O Governo do Estado quer passar os museus estaduais para as gestões municipais. O prefeito enxerga nessa transição uma arma para garantir a aprovação pelo novo PS. “Poderemos negociar e incluir o aceite do município em cuidar do museu, na contrapartida de pegar o prédio da delegacia, ao lado da Santa Casa”.

Metas e custos – Soliva garantiu que o assunto será resolvido até junho. Ele espera que o novo Pronto Socorro esteja atendimento até dezembro. Os custos das obras serão do Município, mas a Prefeitura já trabalha para buscar verbas estaduais e federais.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?