Pinhão é atração principal de festa em Cunha

Rafaela Lourenço
Cunha

Cunha recebe até o dia 1 de maio a 16ª edição do “Pinhão, Viola & Prosa na Praça”. Dentro da programação, neste domingo, será inaugurado da 8ª Exposição do Pinheiro Brasileiro no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha, que ficará aberta ao público até o dia 31 de julho. A entrada para os eventos é gratuita.
Inaugurado no último dia 15, o evento é realizado na Praça da Matriz e tem como atração durante todos os dias apresentações de bandas de moda de viola e as barracas de alimentação que obrigatoriamente comercializam pelo menos um prato culinário contendo o pinhão.
As atividades são promovidas nas sextas-feiras, sábados e domingos deste mês. A praça de alimentação funcionará a partir das 17h nas sextas-feiras e aos sábados e domingos a partir das 12h.
Devido ao feriado de Tiradentes, haverá programação na quinta-feira a partir das 16h. “Realizamos este evento a partir do dia 15 de abril porque só a partir desta data o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) permite a colheita do pinhão”, explicou o Secretário de Turismo e Cultura, Marivaldo Luiz Almeida Rodrigues.
A inauguração contará com a presença da secretária Estadual de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, e terão apresentações musicais, atividades recreativas para crianças e pratos típicos feitos do pinhão.
O parque, além de oferecer estrutura para trilhas de bicicleta e caminhada em meio a cachoeiras e aos pinheiros, expõe também em sua sede, obras de arte feitas do pinhão e toda a parte histórica da araucária (pinheiro brasileiro). As obras ficarão expostas até o fim de julho e não é cobrado valor para entrada.
Cunha, tradicionalmente conhecida pelo turismo rural, a gastronomia, cerâmica e suas belezas naturais, é a maior cidade produtora da especiaria no Estado de São Paulo. “É satisfatório ter o município movimentado durante todo o ano, principalmente quando a população já abraçou os eventos e os turistas reconhecem nossas riquezas”, comentou Rodrigues.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?