Várzea Alegre de Cruzeiro cobra atendimento da Prefeitura

Moradores relatam que há meses bairro da zona rural não recebe limpeza, capina e manutenção; esgoto corre a céu aberto

Carros e caminhões enfrentam dificuldades com ruas do bairro Várzea Alegre; moradores cobram atenção (Foto: Maria Fernanda Rezende)
Carros e caminhões enfrentam dificuldades com ruas do bairro Várzea Alegre; moradores cobram atenção (Foto: Maria Fernanda Rezende)

Maria Fernanda Rezende
Cruzeiro

Moradores do Várzea Alegre em Cruzeiro reclamam das condições do bairro, que há anos prejudica quem vive no local. Esgoto a céu aberto, coleta de lixo insuficiente e mato alto invadindo o asfalto são alguns dos problemas, que já viraram rotina.
Por se tratar de área rural, quem mora na região alega que se sentem esquecidos pela Prefeitura.

Segundo moradores, a maioria das ações feitas na região central da cidade não chega até o bairro, como a operação “Tapa Buracos”, a limpeza e a capina das ruas.
O local fica à beira da rodovia Dr. Avelino Júnior, que liga Cruzeiro a Cachoeira Paulista.

Os problemas podem ser vistos logo no início do asfalto que corta todo bairro. Não é possível desviar de alguns dos buracos enormes na via, o mato alto dificulta a visão nas diversas curvas. A ponte apresenta uma grande rachadura no chão. Não há placas de sinalização, nem mesmo próximo à escola.

Nos portões das casas, o lixo doméstico se acumula, isso porque não há dia certo de coleta. “Lixeiro não tem dia para passar mais. Antes eram duas vezes na semana, agora é uma vez só, mas a gente nunca sabe”, contou uma moradora que não quis se identificar.

Outra queixa é sobre o serviço de correio. É preciso que seja informado um endereço da região central e que vá buscar a correspondência por conta própria.

Mais um grave problema da região é o esgoto despejado diretamente no rio e corre a céu aberto. Segundo a moradora Karina Rodrigues, crianças brincam às margens do rio, ficando sujeitas a infecções e outras doenças que podem ser causadas pela sujeira. “Não sabemos quantos braços de rio vêm a ser poluídos devido a esse desague do esgoto”, comentou a estudante.

Recentemente, os postes de luz do bairro foram trocados, mas moradores afirmam que toda vez que chove a energia cai e demora quase uma noite toda para ser restabelecida. Karina relatou ainda que quando há alagamentos, cada vez mais comum perto da ponte, o transporte público não completa o trajeto, deixando os estudantes e trabalhadores na beira da pista para seguirem a pé até suas casas.

As famílias garantem que todos os problemas já foram reportados à Prefeitura no antigo e atual governo, mas só são realizadas soluções paliativas.
Procurada pelo Jornal Atos, a Prefeitura não respondeu sobre o problema até o fechamento desta edição.

Compartilhar é se importar!

2 comentários em “Várzea Alegre de Cruzeiro cobra atendimento da Prefeitura

  • 17 de fevereiro de 2017 em 22:48
    Permalink

    Gostei muito da reportagem, nossa administração anterior e atual nunca se enteressou pelo Bairro, nada funciona direito: Posto médico, ruas esburacadas e muito mato, policiamento precário, um verdadeiro descaso pelo nosso bairro por falta de interesse pelos governantes, cadê o pessoal da limpeza da zona rural que só limpa a cidade.

    Resposta
  • 18 de fevereiro de 2017 em 17:54
    Permalink

    Acrescentando também a ponte da estrada próximo ao morador Nelson Fernandes, que caiu a anos e até o momento está desativada prejudicando os moradoresmoram no local, pois na outra estrada passam muitos caminhões, e está precária a situação, e ninguém toma providências para fazer outra ponte

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?