Thales se encontra com Alckmin em busca de apoio para a Santa Casa de Cruzeiro

Prefeito tem reunião agendada com governador para debater investimentos no hospital

Pacientes aguardam atendimento na Santa Casa de Cruzeiro; reunião com Geraldo Alckmin tenta garantir saúde financeira ao hospital (Foto: Arquivo Atos)
Pacientes aguardam atendimento na Santa Casa;  reunião com Geraldo Alckmin tenta garantir saúde financeira ao hospital (Foto: Arquivo Atos)

Rafaela Lourenço
Cruzeiro

Após prorrogar a intervenção à Santa Casa no início do ano, a Prefeitura de Cruzeiro busca apoio do governo estadual para garantir um fôlego econômico ao hospital.

O prefeito Thales Gabriel Fonseca (SD), que chegou a anunciar uma data para o fim da intervenção municipal, tem um encontro marcado com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) nesta semana para tratar sobre as necessidades no atendimento, referência no Vale Histórico.

Durante a cerimônia de entrega dos apartamentos do residencial Colinas da Mantiqueira 1 e 2, na última quinta-feira, Fonseca afirmou ter uma reunião agendada com Alckmin nesta semana, e que a Saúde seria um dos principais assuntos a serem abordados. “Sabemos que a nossa Santa Casa é um hospital estratégico que atende não só Cruzeiro, mas também todo o Vale Histórico, e parte do Sul de Minas. O governador está muito sensível e vai receber a nossa demanda de forma pessoal, no Palácio, nesta semana”, contou.

De acordo com Fonseca, o hospital, que segue em intervenção municipal há três anos, necessita de um aporte maior do Estado para complementar a arrecadação da entidade. “Com o Estado aportando mais financeiramente de forma organizada e estratégica, aos poucos passaremos a devolver a Santa Casa para a Irmandade, e fazer o repasse do Pronto Socorro com apoio dos governos estadual e federal”.

Em entrevista ao Jornal Atos, em dezembro, o chefe do Executivo afirmou que a Santa Casa tem uma dívida em torno R$ 30 milhões. Já a dívida do Município com o hospital é de aproximadamente R$ 5 milhões, acumulados, durante o governo de Ana Karin (PRB).

O hospital passa por uma série de paralisações e crises financeiras nos últimos anos. Implantada em agosto de 2014, a intervenção chegou a ter um prazo para o encerramento. Ao assumir em janeiro de 2017, Fonseca afirmou que o acordo se encerraria em seis meses, período estendido para dezembro. Mas em janeiro, a Prefeitura decidiu pela manutenção do sistema, com a aprovação dos vereadores.

A Prefeitura prevê um possível parcelamento para custear mensalmente a dívida frente ao hospital, ao final da intervenção.

Durante a coletiva de imprensa na entrega do condomínio, Alckmin confirmou que receberá o prefeito em São Paulo. “Criamos um programa de apoio às Santas Casas de Misericórdia, e em Cruzeiro a unidade teve um problema e teve até que abrir uma sindicância, mas eu devo receber o Thales na próxima semana, para vermos como ajudar o hospital da cidade”, comentou.

Estrutura – Outro assunto a ser abordado pelo prefeito será o trevo de acesso ao Distrito Industrial 2, na SP-52, que liga Cruzeiro a Minas Gerais.
Thales acredita ainda que com o vice Marcio França (PSB) assumindo o governo do Estado (Alckmin deixa o cargo em abril para disputar a eleição à Presidência), Cruzeiro seja beneficiada com o programa de pavimentação que deve ser aberto até maio. “A pavimentação das cidades foi algo muito abordado nas reuniões que fizemos. Estamos nos preparando, fazendo todos os registros de atas, processo licitatório para poder ter uma ata de regime de preços, e consequentemente promover pavimentações em parceria com o governo do Estado”, contou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?