Tempo seco e aumento de queimadas preocupam região

Fumaça causa transtorno à saúde de quem mora em locais com aumento de ocorrências

Queimadas em área às margens da Via Dutra, alimentadas pelo período de falta de chuvas na região; ação aumenta risco de problemas respiratórios (Arquivo Atos)
Queimadas em área às margens da Via Dutra, alimentadas pelo período de falta de chuvas na região; ação aumenta risco de problemas respiratórios (Arquivo Atos)

Maria Fernanda Rezende
Cruzeiro

O tempo seco do período de estiagem veio mais uma vez acompanhado do aumento das queimadas na região. Mesmo com a umidade relativa do ar crescente nos últimos dias, os incêndios em grandes áreas de vegetação ainda são frequentes e oferecem perigo quando provocados perto de moradias.

Em Cachoeira Paulista, no último dia 26, moradores do bairro Jardim Trabalhista sofreram com a fumaça vinda da queimada de um terreno localizado ao lado de uma escola.

Segundo uma moradora do local, a área está abandonada há um bom tempo, desde que a administração passada não concluiu a obra de uma pista de bicicross e ficou “comum” ver alguém ateando foco no lugar. “Não cimentaram e nem asfaltaram aqui. Deixaram somente na terra a tal pista, com isso ficou maior ainda a possibilidade de nascer mato e acabam colocando fogo”.

Quando a fumaça atinge casas próximas, além de carregar as fuligens, causa preocupação com a saúde de quem possui problemas respiratórios. É o que relatou a estudante Tais Coutinho, que teve dificuldades com seu filho de um ano por conta de queimadas corriqueiras perto de sua casa, em Cruzeiro. “No final da tarde minha casa estava com cheiro muito forte. Precisei ligar os ventiladores e meu filho, por causa da fumaça, ficou com o nariz escorrendo”, contou.

De acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro, Ivano de Lima, nessa época em que a chuva começa a cessar, aumenta o índice de queimadas e a base recebe muitas chamadas para controlar incêndios próximos às moradias. “A gente orienta o pessoal, principalmente de área rural, que precisa fazer o acero, que é a proteção de um determinado espaço, deixando limpo e evitando o mato alto próximo à locais construídos”.

Em nota, a Prefeitura de Cachoeira Paulista explicou que o projeto da pista de bicicross não foi concluído pela administração anterior, e que o município aguarda a finalização do convênio com o Governo Estadual para propor novo projeto ou utilização para o local. Quanto às queimadas, o Executivo informou que monitora a área através da Defesa Civil, e realiza a sua constante limpeza, porém conta com a colaboração e conscientização dos moradores.
Procurada pela Redação, a Prefeitura de Cruzeiro não respondeu até o fechamento dessa matéria.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?