Semana Literária em Cruzeiro vai até esta sexta-feira

Programação homenageia Monteiro Lobato com exposição itinerante e peças teatrais

O escritor Monteiro Lobato, autor de obras que marcaram a literatura nacional no último século (Reprodução)
O escritor Monteiro Lobato, autor de obras que marcaram a literatura nacional no último século (Reprodução)

Elisabeth Almeida
Cruzeiro

Termina nesta sexta-feira a Semana da Literatura Monteiro Lobato. O departamento de Cultura de Cruzeiro criou as atividades que contam com a exposição itinerante “Vamos Caçar o Saci?”, além de apresentações teatrais, no Museu Major Novaes.
O projeto, iniciado na última terça-feira, ficaram a exposição itinerante que apresenta a obra de Lobato de forma diferenciada, lúdica e atrativa, estimulando o público infantil a explorar o próprio universo através da leitura. A mostra ficará aberta até este sábado.
Além da exposição Semana Literária conta com duas apresentações teatrais, ambas realizadas nesta sexta-feira, na praça Dr. Antero Neves Arantes. A primeira será “O Saci”, do grupo do Museu Histórico e Pedagógico Monteiro Lobato, que será encenada em duas sessões: às 10h e às 14h.
Na mesma data e local, às 19h30, o grupo de teatro regional “Fazendo Arte” apresentará “Memorarias de Emília”, um dos maiores destaques do autor.
Pai da Literatura – José Bento Renato Monteiro Lobato foi um importante escritor brasileiro, criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo, obra que o destacou como o maior nome da Literatura Infantil Brasileira e um dos maiores nomes da literatura geral. Além dos diversos títulos voltados para as crianças, Lobato escreveu contos, ensaios e romances.
Foi também um crítico social e até mesmo seu personagem, o Jeca Tatu, símbolo do caipira do interior, não escapou de suas críticas, virando a imagem do ser legado ao abandono pelo Estado, à mercê de enfermidades típicas dos países atrasados, como a ancilostomíase ou “amarelão”, que posteriormente foi popularizada como “doença do Jeca-Tatu”.
Entre sua vasta destacam-se Cidades mortas, Idéias de Jeca Tatu, Fábulas de Narizinho, O Saci, O marquês de Rabicó, O noivado de Narizinho, O pó de pirlimpimpim, Caçadas de Pedrinho, Emília no país da gramática, Dom Quixote das crianças, Memórias da Emília, O Pica pau Amarelo e O minotauro.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?