Ranking destaca Cruzeiro como a melhor cidade para envelhecer no Vale

Moradores apontam qualidades do município e destacam tranquilidade para justificar 31ª posição em levantamento

Idosa se exercitando em academia ao ar livre de Cruzeiro; cidade é destaque em qualidade de vida para melhor idade (Foto: Arquivo Atos)
Idosa se exercitando em academia ao ar livre de Cruzeiro; cidade é destaque em qualidade de vida para melhor idade (Foto: Arquivo Atos)

Andreah Martins
Cruzeiro

A qualidade de vida para os idosos é um dos pontos necessários de desenvolvimento em pequenas cidades. Em um estudo realizado pelo IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade) do

Instituto Mongeral Aegon de Longevidade, apontou Cruzeiro como a 31ª melhor para pessoas acima de 65 anos morar. A cidade foi a única do Vale do Paraíba que se classificou entre os quarenta ambientes propícios para envelhecer bem. Moradores da cidade apostam na tranqüilidade como principal fator para a conquista.

Entre os indicadores analisados pela pesquisa, a cidade se destacou no quesito bem-estar, em que tomou a décima posição. De acordo com o instituto, os números são resultados de taxas reduzidas de alcoolismo e de violência, em comparação às demais. O morador do Centro, Paulo Roberto, 62 anos, acredita que a calmaria é um ponto positivo para continuar morando na cidade. “Aqui não tem barulho. Só sossego. Mesmo morando no Centro, depois das 23h, já não tem muito problema com som. Já fiquei muito tempo fora trabalhando, mas voltei porque eu gosto daqui”.

O taxista, Milton Campos Ribeiro, de 60 anos, também pretende continuar na cidade. “Quando eu trabalho fora, sinto saudade daqui. Eu gosto daqui. O bairro onde moro é muito bom. Tem alguns lugares que eu não ficaria não, como lá cima, no Itagaçaba. Mas aqui é bom”, declarou.

Outro destaque nas notas da cidade foi o índice de Educação e Trabalho, que apontaram números favoráveis na 25º posição. Para um morador de 65 anos, que não quis se identificar, há contrariedade dos números em relação à realidade. “Aqui falta Saúde, falta Educação. Tem problemas com professores e escolas, a Santa Casa que não funciona direito. Não pretendo ficar aqui não. Vou pra outra cidade”.

Para a Prefeitura, a ideia é continuar os trabalhos de implantação de políticas que ofereçam qualidade de vida, segurança e saúde. Além da tentativa de executar o turismo no município, que possui uma boa localização geográfica.

Outra cidade que não se classificou, mas entrou no ranking em 95º lugar foi Lorena. Na análise, o melhor índice foi Cultura e Engajamento, em 42º. A pesquisa, publicada na revista Exame da Editora Abril, analisou 348 cidades, com 50 mil à 100 mil habitantes.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?