Prefeitura promete agilizar atendimento após críticas sobre falta de iluminação e pavimentação em Cruzeiro

Executivo diz que dificuldades pioram com chuvas; ações e canais para reclamações tentam amenizar problemas

Escuridão toma conta de área na esquina das ruas João Novaes com a Coronel José de Castro, em Cruzeiro (Foto: Andreah Martins)
Escuridão toma conta de área na esquina das ruas João Novaes com a Coronel José de Castro, em Cruzeiro (Foto: Andreah Martins)

Andreah Martins
Cruzeiro

Quem passa pelas ruas de Cruzeiro à noite se depara com locais de escuridão em vários pontos, entre eles, a região central. Além das falhas na iluminação pública, a condição da pavimentação continua sendo reclamação para moradores que cotidianamente utilizam as vias públicas. Os problemas se intensificam, principalmente em temporadas de chuvas, como tem sido o mês de março.

A moradora Maria Angélica Nascimento relatou que há dois meses a rua João Novaes, travessa com a rua Coronel José de Castro, não tem iluminação. “Meu neto mora ali e depois das 18h não pode sair. É uma escuridão total. A rua Dois (rua Engenheiro Antônio Penido) também está horrível. Está demais”, criticou.

Outros pontos que se encontram com postes apagados são ruas do 2º Retiro e Vila Rica.
O prefeito Thales Gabriel Fonseca (SD) contou que o problema se intensifica em épocas de chuva. “Ela causa três problemas pontuais na cidade, que são o mato alto, buraco e iluminação, porque queima muita lâmpada”.

Fonseca lembrou ainda que os moradores podem ajudar a encontrar os focos de escuridão através dos serviços disponibilizados como o “Alô Cidadão” e o aplicativo “Prefeitura de Cruzeiro”. O prefeito afirmou ainda que intensificou a fiscalização com rondas noturnas para localizar os pontos que necessitam de manutenção.

O secretário de Governo, José Kleber Lima, salientou a falta de ação conjunta da população com os recursos oferecidos para esse tipo de serviço prejudica melhorias da cidade. “Nem sempre o munícipe faz uma solicitação formal. Nós temos o aplicativo da Prefeitura em que a pessoa, ao localizar o poste sem luz, acessa o recurso, que identifica o endereço e solicita a manutenção”.

Lima reforçou ainda a facilidade do sistema e que, com a utilização dele, é possível cobrar o serviço da contratada responsável pela troca das lâmpadas. A empresa, logo após a solicitação, tem 72 horas úteis para efetuar o requerimento.

No ano passado, a gestão implantou lâmpadas de led na região central, e de acordo com o secretário, a modernização será ampliada para a rua Engenheiro Antônio Penido. O local possui uma empresa desativada, que se tornou refúgio para moradores de rua e usuários de droga. “Até o final de abril nós iremos efetuar a troca das lâmpadas na Rua Dois. Ali é um ponto crítico, por conta dos usuários e vândalos que quebram as luzes. Por isso, iremos colocar as lâmpadas de led naquele ponto, porque são blindadas”.

A Prefeitura tem cercado o local com longarinas para tentar evitar a ocupação do depósito, em ação que conta com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal.

Diante dos problemas recorrentes, a gestão reafirmou aos moradores que auxiliem na preservação da cidade e que relatem os problemas por meio do aplicativo da Prefeitura disponível nas lojas virtuais, o “Alô Cidadão”, em que o morador pode se dirigir até a sede administrativa, ou pelo 0800.8836065.

Pavimentação – Os buracos nas ruas também são problemas rotineiros, que ocasionam reclamações na Internet. Além das crateras, a falta de pavimentação, como na rua Clóvis Hardmann, no bairro Pontilhão, ganhou força nos grupos das redes sociais. Um relato teve notoriedade ao ser divulgado um vídeo de um idoso que teria fraturado o braço por conta do desnivelamento da via. O responsável pela divulgação, André Marques, queixou-se da situação. “Não tem acessibilidade nenhuma. Trafegabilidade pouco menos. Cruzeiro é assim, cidade sem progresso”.

Questionado sobre a via, o secretário de Governo adiantou que um convênio já foi assinado pelo prefeito e está em fase final. Ainda entrará em licitação, mas enquanto isso, será realizada uma medida paliativa. O convênio contemplará também a rua Valter Pires Lemos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?