Prefeitura entrega velório gratuito e tira monopólio do capital privado em Cruzeiro

Depois de anos, espaço reformado se prepara para atender população de baixa renda da cidade

O novo Velório Municipal de Cruzeiro, inaugurado nesta semana; projeto atende pedido antigo de moradores e esquenta cenário político (Foto: Divulgação PMC)
O novo Velório Municipal de Cruzeiro, inaugurado nesta semana; projeto atende pedido antigo de moradores (Foto: Divulgação PMC)
Rafael Rodrigues
Cruzeiro
A Prefeitura de Cruzeiro inaugurou na última terça-feira o prédio do Velório Municipal “Irmã Anhese Antônia de Bortoli” – Irmã Inês. O espaço atenderá a população carente da cidade, que até então era obrigada a negociar com empresas privadas para realização dos funerais.

Cruzeiro conta hoje com uma empresa funerária que presta esse tipo de atendimento, que pertence a Beto do Renato, tio do prefeito Thales Gabriel Fonseca (SD) e político filiado ao PTB. Candidato a prefeito em eleições anteriores, ele não mantém bom relacionamento político com o sobrinho.

Durante a inauguração, o prefeito reforçou que a abertura de um velório municipal era uma das promessas de campanha. “O velório municipal em Cruzeiro é um compromisso firmado durante nossa campanha, ainda em 2016. Graças a Deus conseguimos cumprir essa promessa ainda no segundo ano do nosso mandato”.

A obra foi realizada em parceria com a Santa Casa da cidade, que já possuía o espaço e realizava o serviço até 2016. “Como a entidade já tinha o espaço, investimos cerca de R$ 15 mil para adequar o prédio”, explicou o prefeito.

O prédio foi reformado pela equipe da secretaria de Obras e Serviços Públicos com recursos próprios oriundos do município. O Velório Municipal disponibiliza aos cruzeirenses quatro salas, banheiros e cozinha. O responsável pela pasta, José Kleber, explicou o serviço feito no local.
“Nós pegamos essa obra em um estado muito complicado. Tivemos que fazer toda parte de instalação elétrica e acabamento. Foi colocado piso novo, feito toda pintura e tivemos que refazer o telhado”.

As famílias que necessitarem utilizar o Velório Municipal terão que buscar atendimento na secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, responsável pela administração do serviço. A responsável pela pasta, Hevelyn Sígolo, reforçou que a administração já oferecia o atendimento funerário para famílias carentes, mas faltava um espaço para o velório. “A nossa secretaria fazia todo serviço funerário, mas nós arcávamos com os custos, com a urna, traslado, vela, ou seja, tudo que compõe um funeral, mas não tínhamos o velório, e por isso nossas assistentes buscavam outras ações para velar o corpo”.

O prefeito disse ainda que apesar de oferecer o serviço gratuitamente para as famílias de Cruzeiro, a Prefeitura irá tabelar valores caso empresas privadas precisem do espaço. “Estamos trabalhando com uma tabela para que as empresas que vendam serviço funerário possam usar o espaço, mas a população não terá custo algum”, garantiu Fonseca.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?