Prefeitura busca participação comunitária contra violência com “Vizinhança Solidária”, em Cruzeiro

Projeto aprovado na Câmara busca criar uma rede de informações entre os moradores dos bairros

Guarda Municipal e Polícia Militar que passam a contar com maior participação dos moradores com a implantação do Vizinhança Solidária (Foto: Divulgação PMC)
GCM e Polícia Militar que passam a contar com maior participação dos moradores com a implantação do Vizinhança Solidária (Foto: Divulgação PMC)

Rafael Rodrigues
Cruzeiro

As autoridades de Cruzeiro têm buscado alternativas para tentar coibir o avanço da violência na cidade. Entre as medidas adotadas, foi aprovada por unanimidade na Câmara a criação do programa “Vizinhança Solidária”. De autoria do vereador Sergio Blois (PR), a medida pretende criar um vinculo de comunicação entre moradores e autoridades policiais.

A ideia é fazer com os moradores identifiquem atitudes suspeitas nos bairros e consigam se comunicar através das redes sociais, para que em seguida possam acionar as forças policiais do município. “É um programa em parceria com a Polícia Militar, que visa fortalecer a vigilância nos bairros. Queremos institucionalizar, através de lideranças, um sistema com os moradores para se comunicarem através de Whatsapp, e acionar as autoridades para patrulhamento e coibirem possíveis delitos”, explicou o vereador.

Apesar de criarem uma rede de comunicação, o acionamento das forças de segurança continua através dos números tradicionais: 190 Polícia Miliar, e o 153 para ligar para Polícia Municipal.

A ideia do projeto, que já é realidade em várias cidades como Pindamonhangaba, Ubatuba, Guaratinguetá, Roseira, Cunha, Potim, Lorena, Aparecida e Cachoeira Paulista, é reunir um conjunto de ações que busca, por meio da prevenção primária, melhorar a segurança pública local, incentivando a vizinhança a adotar medidas capazes de prevenir delitos e colaborar com o policiamento.

O vereador cruzeirense reforçou a necessidade dos bairros se organizarem com as lideranças para implementação do projeto. “Será necessário que exista uma organização nos demais bairros para que se criem essas lideranças para ter uma logística de implantação do programa”, destacou Sergio Blois.

Apesar da aprovação do projeto na última sessão de Câmara, a “Vizinha Solidária” já estava organizada no bairro do Jardim Paraíso, em Cruzeiro. Os moradores não viram a necessidade de esperar uma mobilização política, e se uniram com a Polícia Militar para implantarem a medida.

Branca Conceição, que faz parte da comissão de moradores, explicou que a população do bairro está, desde junho, se reunindo para dar início às atividades. “Essa iniciativa foi da comissão de moradores, bem antes da lei passar pela Câmara. O bairro não tem um presidente, mas temos uma comissão eleitas pelos munícipes do Jardim Paraíso”.

Segundo Conceição, a ideia partiu da preocupação com o número crescente de furtos, e também por conta da preocupação de uma maneira geral com as crianças.

O lançamento oficial do “Vizinhança Solidária” será realizado neste sábado, às 15h, à rua José Duarte Ferreira, no Jardim Paraíso, onde serão colocadas placas nas casas custeadas pelos próprios moradores.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?