Prefeito “veta o veto” do 0800 da iluminação para evitar atrito político

Um dia após chegar à Câmara, rejeição à criação de linha gratuita em Cruzeiro é retirada pela Prefeitura

(Foto: Arquivo/Atos)
(Foto: Arquivo/Atos)

Francisco Assis
Cruzeiro

Um projeto que criava um serviço de 0800 para reclamações e pedidos de moradores sobre o serviço de iluminação pública foi ponto de discórdia na última semana em Cruzeiro. A proposta, do presidente da Câmara, Diego Miranda (PSDB) foi vetada pelo prefeito Rafic Simão (PMDB), que voltou atrás da medida.

O veto gerou revolta no vereador tucano. Sem colocar o tema em votação, Miranda disse que se surpreendeu com a atitude do Executivo, já que a proposta teria sido apresentada em comum acordo com Rafic. “O 0800 que criamos era para obrigar a nova empresa que será contratada, sem gerar grande gasto. E o prefeito garantiu que esse 0800 seria incluído no novo contrato. É um tempo jogado fora, mas provavelmente a Câmara vai rejeitar”, protestou o vereador, logo após a sessão.

Protocolado na Câmara, o veto deveria ser votado somente em agosto, devido ao recesso do Legislativo, mas acabou com uma nova medida do prefeito, que tornou desnecessária a votação.

Rafic retirou o veto um dia após a apresentação à Câmara. De acordo com o prefeito, a disponibilização de uma linha telefônica gratuita para toda população já faz parte do contrato para uma nova empresa, que ficará responsável pela manutenção da iluminação pública.

“A ideia é que as pessoas possam repassar problemas e reclamações diretamente com a empresa, sem passar por um agente político. O vereador fica fazendo esse meio campo, que é desnecessário”, destacou Miranda, ao comentar o veto na tribuna.

O vereador disse que “quer acreditar” que o veto foi assinado sem consciência pelo prefeito. “Acredito que ele assinou sem ver. O prefeito foi questionado em uma rádio e disse que ‘nem sabia de veto’. Acho que foi isso, ou pelo menos quero acreditar”, frisou.

Empresa e tarifas – A responsabilidade sobre a manutenção da iluminação pública passou a cargo dos municípios este ano, com a decisão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Em Cruzeiro, a Prefeitura contratou, em caráter emergencial, a empresa RT Energia.

Entre os principais problemas na cidade, a falta de iluminação em bairros como a Vila Romana e o centro.
Desde junho, os moradores de Cruzeiro pagam a tarifa de iluminação, inclusa nas contas de energia elétrica. A medida, aprovada pelo Legislativo foi implantada para manter a CIP (Custeio de Iluminação Pública), colocada em prática este ano e que gerou gastos a mais para os municípios.

A tarifa na cidade será, de acordo com a Prefeitura, encaminhada para gastos com serviço de manutenção do sistema.
O prefeito garantiu que o valor gerado com a cobrança da tarifa será encaminhado para o pagamento da RT Energia “São mais de mil lâmpadas que precisam ser trocadas”, contou Rafic.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?