Prefeito eleito “ganha” Câmara sem oposição em Cruzeiro

Paulo Vieira foi o mais votado; Legislativo é predominado por partido coligado ao novo prefeito

Paulo Vieira, o vereador mais votado em Cruzeiro; Câmara renovada (Foto: Reprodução)
Paulo Vieira, o vereador mais votado em Cruzeiro; Câmara renovada (Foto: Reprodução)

Andreah Martins
Maria Fernanda Rezende
Cruzeiro

Após a eleição deste domingo, o prognóstico é de maior tranquilidade para o projeto de governabilidade do prefeito eleito Thales Gabriel (SD). Isso porque na próxima legislatura, o que não faltará é base para o governo. Os dez vereadores eleitos são da coligação de Gabriel.
Nos próximos quatro anos, não haverá oposição na composição da Câmara.

O candidato mais votado foi Paulo Vieira (PR), eleito com 1.699 votos, cerca de 4%. Com um número significativo, o futuro vereador garantiu a vaga de mais três integrantes de sua coligação. Charles Fernandes foi o quarto mais votado, com 541 votos. Professor Sergio Blois e Chinho, que com menos de 1% da votação conseguiram um lugar na Câmara, “puxados” pela votação de Vieira. Mario Notharangeli (SD) e Charles foram os únicos a se reelegerem.

Outros quatro candidatos, que obtiveram cerca de 2% do eleitorado, equivalente a mais setecentos votos, não conseguiram ingressar no Legislativo devido ao coeficiente eleitoral.

Maria Divina (PV) foi a segunda colocada, com 1.028 votos. Da mesma coligação, Claudete entrou com 479. O Solidariedade conseguiu emplacar quatro cadeiras com Jorge Currila, Sandro Felipe da Rádio Mantiqueira, Mario Notharangeli e Bosquinho.

Cerca de 6% dos candidatos não tiveram os votos validados. Segundo o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a invalidade está relacionada à situação jurídica particular ou a do partido. Entre eles, Gilmar da Bella (SD) que mesmo com 143 votos, não conseguiu validar suas contas com a Justiça. Outro nome que recebeu mais de 140 votos e não emplacou foi Manoel do Bota (PMDB).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?