Polícia Militar confirma redução na criminalidade em Cruzeiro

Intensificação do trabalho da PM é estratégia para combater os crimes na cidade

Base comunitária da Polícia Militar em frente à Prefeitura de Cruzeiro; município registrou redução dos índices de criminalidade em 2017 (Foto: Andreah Martins)

Andreah Martins
Cruzeiro

Mesmo após recentes casos relatados nas últimas semanas sobre furtos em creches e postos de saúde, a Polícia Militar confirmou a redução dos índices de roubo e furto na cidade. Com base nos números de controle do batalhão, apurados mensalmente, a estratégia utilizada tem dado resultados positivos principalmente na região central, principal foco dos patrulhamentos.

A Prefeitura também tem atuado em projetos de melhorias na iluminação pública para poder combater a criminalidade na cidade. Segundo o comandante da PM, capitão Willian Vieira, os resultados diminuíram devido ao fortalecimento em pontos principais do Centro. “Desde que assumi já venho intensificando o policiamento no Centro da cidade, mapeio onde tem crime. Tentamos preencher todo o espaço possível, nos preocupamos muito nessa área, porque é onde tem maior concentração de pessoas e de dinheiro”.

No primeiro semestre, segundo a secretaria de Segurança Pública, o número de roubos outros, que incluem roubos como o de celulares e comércio, chegou a 151. Já os índices da PM apontam 128. O comandante explicou que a contagem da PM é por meio dos boletins de ocorrência, e que os resultados finais são computados e enviados ao sistema pela Policia Civil.

A atual preocupação do trabalho do policiamento é com os furtos no comércio. Somente nos seis primeiros meses do ano, o número de furtos ultrapassou 50% do total computado no ano de 2016. “Temos muitos usuário de entorpecentes e moradores de rua devido aos locais abandonados na região central, muitos comércios novos e a facilidade da pessoa, que não precisa nem entrar em farmácias. O caixa fica na saída do local, que é grudado na calçada”, comentou o capitão, que implantou recentemente o trabalho de patrulhamento com bicicletas.

O prefeito Thales Gabriel Fonseca (SD) destacou que o sistema é importante principalmente nos primeiros dias do mês. “Temos dois policiais na região central, e fizemos uma parceria com o Tiro de Guerra local também. Nos dias de fluxo bancário, no início do mês até o quinto dia útil, atiradores caminham pelas ruas, levando mais segurança a população e as agências”.

As alianças entre Polícia e Prefeitura seguem em constância. Além da PM, a administração firmou contato contínuo com a Civil e Guarda Municipal.
Outra maneira preventiva de combate à criminalidade é a implantação e efetivas trocas de lâmpadas na cidade. “Temos trocado em torno de quinhentas pontos de lâmpadas todos os meses. Tínhamos um déficit muito grande de dois mil pontos escuros na cidade. Além disso iremos implantar, até o final do ano, cem pontos de lâmpadas de LED no Centro principal, entre as avenidas Capitão Neco e Major Novaes, trazendo luminosidade, economia e maior segurança”, completou o prefeito.

Homicídio – A PM informou que os casos mais preocupantes em segurança pública estão relacionados aos índices de homicídio. Somente em 2016, o total foi de oito mortos. Somente no início deste ano, foram computados sete homicídios dolosos, e 13 tentativas. “Normalmente são crimes passionais. Penso, em minha experiência, que é um crime que precisa que a sociedade se responsabilize. No homicídio, a pessoa quer matar, não é uma oportunidade. Se ele mata uma pessoa no latrocínio, é consequência, mas homicídio é um determinado alvo”, explicou capitão William.

O registro dos boletins registrados na Polícia tem ligação a morte de padrasto, irmão, mulher, usuários de entorpecentes ligados ao tráfico e procurados pela justiça.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?