Família e internados com Covid-19 participam de encontros virtuais em Cruzeiro

Santa Casa mantém videochamadas até o fim da pandemia; equipe médica aponta benefícios da ação

A Santa Casa de Cruzeiro, que  deve manter até o fim da pandemia vídeochamadas para pacientes com Covid-19 (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Cruzeiro  

Buscando amenizar a saudade entre pacientes internados com o novo coronavírus (Covid-19) e seus familiares, a Santa Casa de Cruzeiro confirmou na última terça-feira (29) que o programa “visitas virtuais” segue até o fim da pandemia. Implantada no início de setembro, a iniciativa já beneficiou 28 vítimas da doença.

Em nota oficial, a direção da Santa Casa de Cruzeiro revelou que um dos principais objetivos da ação é tentar diminuir a ansiedade que a internação causa aos pacientes e seus parentes, evitando que eles desenvolvam transtornos depressivos. A gestão do hospital ressaltou ainda que “esta medida foi adotada a fim de estreitar a comunicação e aumentar o vínculo entre equipe de saúde, pacientes e familiares na tentativa de tornar a hospitalização mais humanizada” (trecho do documento).

Para viabilizar as videochamadas pela internet, o hospital adquiriu em agosto dois tablets, que são manuseados apenas pela equipe médica.

De acordo com a direção da Santa Casa, o projeto de “visitas virtuais” tem impactado positivamente o cotidiano dos assistidos que permanecem na ala de isolamento do hospital. A gestão da unidade afirma ter observado que eles apresentam melhoria no enfrentamento das condições agudas causadas pela doença e demonstram mais motivação para a continuidade do tratamento.

Para garantir que todos os pacientes tenham acesso ao benefício, o hospital solicita, no ato de internação, que algum membro família deixe o seu contato para que possa futuramente receber as videochamadas através de um aplicativo. Além de enfermeiros, as ligações são acompanhadas por uma assistente social e uma psicóloga em horários pré-determinados pela instituição. Caso o internado não tenha condições físicas para se comunicar, o familiar pode decidir em manter o contato visual ou encaminhar um áudio, que será reproduzido a beira do leito do paciente.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Cruzeiro na noite da última terça-feira (29), 13 pacientes, sendo seis infectados pela Covid-19 e outros sete aguardando o resultado de exames, seguem internados na Santa Casa.

O número de casos confirmados da doença no município totaliza 828, sendo 52 mortes (32 residentes e vinte moradores de cidades vizinhas), 749 curados e 44 em isolamento domiciliar.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?