Família de Cruzeiro protesta após casal de idosos esperar até seis horas por van da Saúde em Taubaté

Paciente ficou sem alimento e assistência; Prefeitura promete solução para serviço

Passageiros embarcam em van da rede pública de saúde de Cruzeiro; serviço é acusado de ter esquecido casal de idosos em Taubaté (Foto: Maria Fernanda Rezende)
Passageiros embarcam em van da rede pública de saúde de Cruzeiro; serviço é acusado de ter esquecido casal de idosos em Taubaté (Foto: Maria Fernanda Rezende)

Rafael Rodrigues
Cruzeiro

Um casal de idosos de Cruzeiro foi deixado em Taubaté, na última quarta-feira, após procedimento médico. A equipe da Prefeitura deveria trazê-los de volta à cidade através do transporte da secretaria de Saúde. O serviço é alvo de uma série de reclamações.

O paciente (que não teve o nome divulgado a pedido da família) foi até a cidade vizinha para uma consulta em um laboratório de oftalmologia, mas na hora de voltar, por volta das 11h, a van não estava no local combinado.

O idoso e sua esposa (que estava como acompanhante) foram obrigados a ficar em Taubaté até às 19h, quando um dos filhos do casal conseguiu buscá-los. A família conta que durante todo esse período os dois ficaram sem alimentação, e a Prefeitura não entrou em contato com os filhos para solucionar o problema.

Moradores do bairro Jardim América, o casal de idosos saiu de casa por volta das 4h30 e faz parte de uma parcela significativa de pacientes que buscam atendimento especializado em outra cidade, devido à precariedade do serviço de saúde cruzeirense. Em casos como esse, a Prefeitura, através da secretaria de Saúde disponibiliza o transporte.

Ao longo dos últimos meses, o transporte da saúde tem sido um dos grandes gargalos da Prefeitura que mesmo com a gestão do atual prefeito Thales Gabriel (SD) não conseguiu solucionar as dificuldades enfrentadas no atendimento.
O motorista da van alegou para um site de notícias da cidade que não conseguiu ir no horário marcado porque teve que socorrer um outro veículo da Prefeitura que havia quebrado na estrada.

Por meio de nota a Prefeitura confirmou “que um veículo saiu de Cruzeiro, às 4h30, com 15 pacientes para tratamento de saúde nas cidades de Taubaté e São José dos Campos, com retorno previsto para as 11h”.

De acordo com o comunicado oficial, o casal “não foi encontrado pelo motorista para a viagem de volta a Cruzeiro, e no cadastro do paciente com a acompanhante o único número telefônico disponibilizado é o residencial, para o qual foram feitas várias ligações sem, no entanto, obter informações sobre o casal”.

A administração confirmou também que o condutor da van foi obrigado a ajudar um outro carro da saúde.

A secretária municipal de Saúde, Ana Inês Chaves, informou que uma averiguação está sendo feita para esclarecer esta ocorrência, e que novas medidas devem ser implantadas no transporte de pacientes. “Para solucionar o caso e sanar problemas com pacientes e acompanhantes sem contato telefônico ou com dificuldades de acompanhamento, a partir de segunda-feira, a secretária colocará uma assistente social para realizar triagens e orientações de acompanhantes’, informou a nota.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Família de Cruzeiro protesta após casal de idosos esperar até seis horas por van da Saúde em Taubaté

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?