Encontro reúne candidatos e representantes da Apeoesp em Cruzeiro

Apresentação de propostas para educação contou com público formado por professores convidado de prefeituráveis

Candidatos participam de encontro que discutiu propostas para a educação em Cruzeiro; estrutura para evento chegou a ser criticada (Foto: Colaboração)
Candidatos participam de encontro que discutiu propostas para a educação em Cruzeiro; estrutura para evento chegou a ser criticada (Foto: Colaboração)

Da Redação
Cruzeiro

Os sete candidatos a prefeito de Cruzeiro e seus vices se reuniram na noite da última quarta-feira, para um encontro com representantes da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), com a finalidade de apresentarem suas propostas para educação.

A maior parte do publico presente era formada por cabos eleitorais, já que cada candidato tinha o direito a levar vinte convidados.

Marly Friguis, coordenadora da subsede da entidade em Cruzeiro disse que a intenção era que as ideias fossem avaliadas pelos professores ligados ao sindicato. “A intenção era dar espaço aos candidatos para que eles pudessem expor o que pretendem fazer pela educação”.

Apesar do publico ser maciçamente composto por pessoas partidárias, que acompanhavam seus candidatos, a representante da Apeoesp acredita que os professores presentes representam uma boa parcela da população, já que são formadores de opinião. “Tivemos uma frequência muito boa, cerca de 85% das pessoas convidadas compareceram”, contou Marly.

Cada candidato teve vinte minutos para expor suas ideias, e os vices dez minutos. Foram sorteadas perguntas para que eles pudessem responder e elucidar ainda mais os professores presentes.

O candidato Thales Gabriel (SD) alegou que apesar de boa parte dos presentes terem ligações diretas com algum candidato, a presença de alguns professores tornou o encontro válido. “Na função de vereador, participei da discussão para a elaboração do estatuto do magistério, foi importante para reafirmar mais uma vez o meu compromisso no cumprimento das metas com a educação do município e valorização dos professores”.

Rafic Zake Simão (PMDB) acredita que mais pessoas deveriam ter acesso à exposição de ideias dos candidatos, principalmente para educação. “A organização dos debates devem ter um acompanhamento de quem tem experiência, para que tenhamos mais estrutura e discutir as ideias”, opinou o candidato, que lamentou dificuldades com a estrutura. “Eu fui prejudicado pelo som. O local era muito próximo a rua, e dois candidatos levaram muito cabos eleitorais, que durante a fala dos adversários acabou interferindo e tirando a concentração de quem estava falando”, lamentou Simão, que chegou a acusar os concorrentes de mandar mensagens para os cabos eleitorais do lado de fora para se manifestar durante a fala dos adversários.

Fernando Moreira (PRTB) compartilhou da opinião do peemedebista, e acredita que poucas pessoas receberam a mensagem que os candidatos tinham a passar sobre educação. “Eu, particularmente, acredito que desta maneira, poucas pessoas são atingidas, inclusive foi um dos meus questionamentos quando fui convidado. Porém, não posso perder estas oportunidades, uma vez que não temos espaço em outros meios de comunicação devido à legislação vigente”.

Para o candidato Célio Carneiro (PSD) a realização do encontro foi positiva, mesmo sendo tão longa, já que deu um ar de igualdade entre todos, situação que não é vista durante a campanha. “Na minha visão é uma ótima oportunidade, uma ação democrática, porque da chance para todos em condições de igualdade e ao mesmo tempo você tem condições de mostrar seu plano de governo para o publico”.

Atual presidente da Câmara, Diego Miranda (PSDB) classificou como positivo o encontro, mas acredita que apesar da boa organização da entidade, a divulgação do conteúdo deveria ser mais divulgada, inclusive utilizando de meios de comunicação para que pudesse alcançar um público ainda maior. “Distribuir vinte convites para os correligionários em um espaço pequeno é um desperdício, poderiam usar ferramentas para alcançar mais pessoas. Mas de forma geral foi bom porque todos tiveram oportunidade de falar de educação”, destacou o candidato.

Juarez Juvêncio, candidato pelo PSB avaliou o encontro como válido e que mesmo com um grupo segmentado, a exposição de ideias pode até elucidar os que já tinham como certo o voto. “Até mesmo quem já tem seu candidato, pode ser que vendo o outro falar, mude sua ideia e seu voto, mas eu acredito que seja necessário uma oportunidade aos candidatos de expor as ideais em um debate transmitido pela rádio”.

A reportagem do jornal Atos entrou em contato com a assessoria do candidato do PRB, Sérgio Antonio, mas até o fechamento da edição não obteve retorno.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?