Cultura de Cruzeiro lança “Cinema para todos”

Iniciativa possibilita que instituições tenham acesso aos lançamentos como parte do atendimento a assistidos

O Grupo de Escoteiros Lobos da Mantiqueira na saída do Cine Cruzeiro; o projeto promove acesso gratuito à cultura (Elisabeth Almeida)
O Grupo de Escoteiros Lobos da Mantiqueira na saída do Cine Cruzeiro; o projeto promove acesso gratuito à cultura (Elisabeth Almeida)

Elisabeth Almeida
Cruzeiro

O departamento de Cultura de Cruzeiro, em parceria com o Cine Cruzeiro, deu início ao “Cinema para todos”. O projeto, que tem como objetivo promover a instituições assistencialistas o acesso à cultura.
A ação levou nesta quarta-feira os assistidos pelo Asilo São Vicente de Paula, Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e membros da Associação Artística, Cultural e Social Expand’ Art; e do Grupo de Escoteiros Lobos da Mantiqueira para assistir ao filme “Snoopy e Charlie Brown”.
Já a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) ganhou uma sessão especial e exclusiva na sexta-feira. “Nós escolhemos um dia separado para os alunos da Apae pela locomoção dentro do cinema, já que a entidade cuida de pessoas com diferentes tipos de deficiência. Fizemos assim para melhor atende-los”, contou a diretora de Cultura, Rita Giuponni.
De acordo com Rita, a ideia de trazer as instituições beneficentes da cidade surgiu da necessidade de promover cultura. “Muitos deles (assistidos) tinham vontade de ir ao cinema, mas não tinham condições de trazer essas instituições carentes da cidade”.
Para a fisioterapeuta do Asilo São Vicente de Paula, Thais Ferreira de Carvalho, é importante para os idosos a sociabilização que o projeto traz. “Isso é muito bom, já que é a primeira vez que muitos estão tendo esse contato com o cinema. Como eles são internos, aqui podem ter contato com outras pessoas, conversar e se divertir”.
Para a terapeuta ocupacional do Caps, Juliana Areco Ribero, a inserção dessas pessoas em eventos cotidianos pode auxiliar positivamente no tratamento delas. “Trabalhamos a parte psicossocial, ou seja, reinserir ou inseri-los em atividades sociais e por conta de diversos fatores, como a doença ou a medicação, muitos não tem essa possibilidade. Por isso é vital, até mesmo para o tratamento deles, projetos como este”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?