Cruzeiro projeta ações no turismo após MIT

Título de Município de Interesse Turístico é base para investimentos; depois de teatro, praça deve ser atendida

Após verba para teatro Capitólio, praças são próximos pontos a receber investimentos e manutenção (Foto: Arquivo Atos)
Após verba para teatro Capitólio, praças são próximos pontos a receberem investimentos e manutenção (Foto: Arquivo Atos)

Miguel de Sá
Cruzeiro

O anúncio de que Cruzeiro faz parte do grupo de cidades que contam com o MIT (Município de Interesse Turístico) no final de 2017 elevou os projetos da Prefeitura para esse ano. Graças ao título, a cidade receberá todo ano uma verba de R$ 600 mil para melhorias nos pontos turísticos, entre eles, o Teatro Capitólio, foco de verba federal.

O antigo teatro, reformado após quase uma década parado, é umas das referências turísticas de Cruzeiro. A Prefeitura recebeu aprovação definitiva do Estado para liberação de verba de R$ 380 mil para a aquisição de equipamentos para o Capitólio. O valor solicitado será usado para novas instalações e parte de infraestrutura.

A previsão é aumentar a capacidade de lugares de 252 para 350 até abril deste ano. De acordo com Claudia Santiago, diretora do teatro, é necessária uma troca na iluminação, no som, nas cortinas e na climatização para melhor acomodar o público e os artistas.

Em abril de 2015 foi criada a lei complementar nº 1.261, que libera o Estado de São Paulo para ranquear 140 cidades como potencialidades turísticas. Cruzeiro foi inserida nesse grupo no segundo semestre de 2017. “Para se classificar como MIT, Cruzeiro começou a fazer um trabalho há mais de dois anos com a criação do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), que é um pré-requisito para que o município possa integrar esse grupo. O Comtur, junto com o Plano de Direção de Turismo, possibilitaram a inserção de Cruzeiro como MIT”, contou o presidente do órgão, Tébio Neves.

Além do Teatro Capitólio, outros pontos turísticos serão reformados com verbas estaduais e federais. “A Prefeitura de Cruzeiro, com a direção de Turismo vai investir na recuperação dos atrativos, como a instalação de pedalinho e feiras de artesanato no Bosque Municipal, feira de produtores rurais na praça da Rua Sete e instalação de feira de arte na praça Nove de Julho”, comentou o diretor de Turismo, Diego Miranda.

O Pico do Itaguaré é um dos pontos mais visitados do município, com dois turistas por ano. O Teatro Capitólio recebeu em 2017 aproximadamente 19, mil pessoas nas 76 atrações que foram apresentadas durante o ano, mas o turismo histórico e natural também são atrativos que a cidade oferece. “Tem a Cachoeira Cantagalo, Estrada Real, Caminho do Ouro e Trincheiras da Revolução Constitucionalista que ainda necessitam de maior atenção e preparação para receber visitantes” relvelou a guia de montanha, Kellyns Cristina, que há três anos mora em Cruzeiro e desenvolve trilhas pedagógicas de aventura.

Pré-projetos já foram aprovados no início do ano e devem entrar em desenvolvimento já em 2018, começando pela recuperação da praça Antero Neves Arantes, a praça da Rua Sete. A reforma consiste em melhoria e vigilância da praça, reparação da pista de skate, concha acústica, câmeras para monitoramento, local destinado para centro de formações turísticas, para guarda municipal e iluminação.

O Conselho Municipal de Turismo destacou que trabalha com o Executivo para definir estratégias para captação de verba e melhoria dos pontos turísticos da cidade, alinhados com o Plano Diretor de Turismo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?