Cruzeiro projeta acerto com PM para Atividade Delegada e quer retomar reforço da GCM

Índices trimestrais de roubos apresentam queda de até 55%; furto ainda registra elevação de até 7% na cidade

Viatura da Polícia Militar  em uma das entradas de Cruzeiro; cidade tenta reforçar segurança com implantação da Atividade Delegada e Guarda Civil Municipal (Foto: Maria Fernanda Rezende)
Viatura da Polícia Militar em uma das entradas de Cruzeiro; cidade tenta reforçar segurança com implantação da Atividade Delegada e Guarda Civil Municipal (Foto: Maria Fernanda Rezende)

Maria Fernanda Rezende
Cruzeiro

A criminalidade segue como uma das principais preocupações das cidades da região para 2017. Em Cruzeiro, a situação não é diferente. O Município estuda a implantação da Atividade Delegada junto à Polícia Militar e deve retomar a ativação da Guarda Civil armada, processo paralisado na gestão de Ana Karin (PRB).

O Estado ainda não revelou os dados de dezembro, mas de acordo com índices da polícia na cidade, a cidade fechou o ano de 2016 com baixa em alguns dos itens no índice de criminalidade. A Polícia Militar revelou quedas nas médias de roubos em geral (que chegaram a 271 casos até novembro) e de automóveis, no fim do ano passado. O crime de furto é o único que não apresentou números menores.

Diferente do esperado para a época de mais movimentação no comércio central, o último trimestre foi de queda de pelo menos um tipo de crime na cidade. Em relação aos três meses anteriores (julho, agosto e setembro) houve a redução de cerca de 43% dos roubos em geral.

A diferença mais expressiva ficou por conta dos roubos de carros, que caíram numa média de 55%. Já os furtos em geral e furtos de automóveis seguiram com um leve aumento de 2% e 7% respectivamente. A comparação é entre as duas metades do segundo semestre de 2016.

Segundo o capitão da PM, William Vieira, o furto é difícil de combater. “É um crime que a pena é muito pequena e, às vezes, nem é pego em flagrante. Se um indivíduo é pego com um carro furtado, tempo depois do crime, ele alega receptação, paga a fiança e sai. No outro dia já está cometendo o mesmo ato”, lamentou.

Vieira ressaltou que a maioria dos pequenos furtos e roubos são realizados por usuários de entorpecentes, muitos deles, moradores de rua. Aos poucos a PM tem vistoriado locais conhecidos por abrigarem pessoas em situação de rua, como antigas construções abandonadas. “Queremos propor para esse novo governo a criação de um ponto de apoio aos moradores de rua, afastado da área central. Lá vão poder dormir, comer, fazer a identificação e aqueles que não forem daqui, voltarem às suas cidades”, comentou o capitão.

Em entrevista para o Jornal Atos, o prefeito Thales Gabriel Fonseca (SD), afirmou que pretende acertar junto à PM a implantação da Atividade Delegada, sistema que autoriza policiais militares a trabalharem em seus dias de folga, dentro de suas competências.

Para isso, um convênio deve ser firmado entre secretaria de Segurança Pública e Prefeitura. Isso ainda não é possível em Cruzeiro, por conta da não obtenção da CND (Certidão Negativa de Débito).

Apesar das dificuldades, Vieira reiterou que a aprovação da Atividade Delegada é uma das metas da gestão da PM. Para ele, isso ajudaria na atuação principalmente na área central da cidade, que é extensa e muito movimentada.

Guarda Municipal – Em 2015, a Câmara de Cruzeiro aprovou a regulamentação da GCM, que estabeleceu os direcionamentos de reestruturação do órgão. Entre as mudanças, estava a possibilidade de porte de arma de fogo.

De acordo com o novo comandante, Sebastião Silva, quatro agentes que concluíram os treinamentos psicológico e prático, com recursos próprios, ainda não podem portar arma. Isso por conta de um convênio que o governo anterior não firmou com a Polícia Federal.

Para o comandante, o armamento é importante para o êxito da função dos agentes. “Não se faz mais segurança sem o armamento, porque hoje em dia os criminosos facilmente conseguem armas. É uma questão até de mostrar autoridade frente a esses indivíduos”, ressaltou.

O prefeito mostrou interesse em retomar o diálogo para o reforço da GCM. A previsão é de que dentro de seis meses seja feita a viabilização desse projeto.

O capitão ainda alertou sobre os cuidados que a população deve ter com os bens próprios, principalmente automóveis. Para isso, foi criado um panfleto informativo com dicas de como preservar o veículo de um possível furto ou roubo. A iniciativa foi tomada pela PM após verificarem vários carros estacionados no centro comercial com vidros abertos e até mesmo com a chave no contato.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?