Cruzeiro lança ações voltadas à saúde

Atividades visa tirar o foco do atendimento precário da Santa Casa

Da Redação
Cruzeiro

Como saída para tirar o foco do caos instalado na saúde, agravado pela falta de recursos e estrutura da Santa Casa, a Prefeitura de Cruzeiro lançou um programa voltado à conscientização e prevenção de doenças, o “Cruzeiro: Janeiro saúde o mês inteiro”. O atendimento especial é voltado às crianças que estudam na rede municipal de ensino.
O trabalho, iniciado oficialmente na tarde da última segunda-feira, é feito pelo Nasce (Núcleo de Apoio à Saúde da Comunidade Escolar), na Vila Batista (Parte Baixa).
A programação, que vai até o próximo dia 29, contará ainda com palestras, mutirões de exames, entrega de academia ao ar-livre e inauguração de uma UBS (Unidade Básica de Saúde).
A prefeita de Cruzeiro, Ana Karin Almeida (PRB), ressaltou que o objetivo da iniciativa é movimentar a cidade durante todo o mês em torno de ações preventivas e de conscientização quanto ao diagnóstico e a cura de diversas enfermidades. “Até o fim de janeiro a administração municipal vai promover atividades que beneficiem a saúde física e mental dos moradores de Cruzeiro, focando, principalmente, o bem-estar e a prevenção de doenças. A ideia é fazer com que o cruzeirense mude a concepção de que saúde é, prioritariamente, atendimento médico, cura. É preciso que ele reconheça que qualidade de vida e sociabilidade, acompanhadas de atividades lúdicas e físicas, também compõe o quadro de atenção básica”.
A Prefeitura informou ainda que o projeto será marcado pelo lançamento de vários programas, como a “Caminhada Nota 10”, “Posso Ajudar”, que será implementado no dia 9, no ARE (Ambulatório Regional de Especialidades) e na Santa Casa, além de realizações de palestras de conscientização e de prevenção de enfermidades, como dengue, diabetes, depressão e hipertensão.
Outros destaques da iniciativa ficam por conta de inaugurações. A primeira, nesta quarta-feira, foi da reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde), no bairro Jardim América, e também de uma academia ao ar livre, instalada no bairro da Cecap.
Mesmo com os trabalhos políticos e administrativos para mudar o foco da saúde, Ana Karin ressaltou que “apesar dos esforços não cessarem quanto à manutenção do atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Cruzeiro e do Pronto Socorro da entidade, é importante contribuir para que o cidadão não necessite buscar esses serviços”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?