Cruzeiro investe em iluminação em parceria para ampliar segurança

Centro recebe melhorias em 650 pontos de luz; terceira mais violenta da região no último ano, cidade aposta em parceria com a EDP para implantação do novo sistema

Trabalho de troca de lâmpadas em Cruzeiro; ação em parceria com a EDP é aposta para ampliar segurança (Foto: Divulgação PMC)

Lucas Barbosa
Cruzeiro

Terceira cidade da região com mais assassinatos no ano passado, Cruzeiro aposta na modernização de seu sistema de iluminação pública para garantir mais segurança à população. Através de um investimento de R$ 100 mil e uma parceria com a concessionária de energia elétrica EDP, o município iniciou na última semana a instalação de lâmpadas modelo LED em 650 pontos de luz na região central.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Rural, Rodolfo Scamilla, Cruzeiro se inscreveu em 2019 para participar de um concurso promovido pela EDP que selecionou projetos públicos e privados de eficiência energética que apresentaram alternativas para a conservação, economicidade e o uso racional da energia elétrica. A proposta de Cruzeiro, que consistia na substituição das lâmpadas a vapor e mercúrio pelas de modelo LED (mais econômico e com maior potencial de luminosidade), foi uma das escolhidas.

Assim, a concessionária contemplou a cidade no início de 2020 com a doação de quinhentas lâmpadas LED’s. Em contrapartida, a Prefeitura investiu cerca de R$ 100 mil na aquisição de outras 150 lâmpadas e na contratação da empresa KMR Energia, sediada em São Paulo, que desde a última semana atua na substituição dos pontos de luz das principais vias do Centro. Enquanto as dos tipos anteriores consumiam cerca de 400 watts, as novas gastam apenas 120 watts, o que de acordo com o Executivo resultará numa redução de quase metade dos gastos com energia elétrica da região central do município. “Nossa expectativa é que esse serviço de melhorias seja concluído até o fim de março. Além da Rua 2 à Rua 10, serão contempladas as demais vias entre as ruas Doutor Othon Barcelos e Doutor Theodoro Barbosa. Certamente, o Centro mais iluminado inibirá a ação de criminosos e garantirá uma maior sensação de segurança as famílias de Cruzeiro”, ressaltou Scamilla.

O chefe da pasta revelou que já foram iniciados os estudos de viabilidade e de captação de recursos para a implantação de lâmpadas LED nos outros mais de seis mil pontos de luz distribuídos pela cidade.

Dados – Segundo o Executivo, a modernização do sistema de iluminação pública faz parte de um plano de ações do prefeito Thales Gabriel Fonseca (SD) para tentar conter o aumento da violência em Cruzeiro, que no ano passado teve 29 moradores vítimas de assassinatos. O montante representa um aumento de 52% comparado ao de 2018, que foi de 19 registros.

O número de roubos cresceu 8%, saltando de 124 para 135 ocorrências.

As estatísticas da SSP (Secretaria de Segurança Pública) apontaram Cruzeiro como a terceira cidade da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) com mais mortes violentas em 2019, ficando atrás apenas de São José dos Campos e Taubaté.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?