Cruzeiro inicia atividades em homenagem à Revolução de 32

Eventos marcam resgate histórico de um dos principais movimentos na história da Constituição do Brasil

Túmulo de ex-combatente no Cemitério Santa Cruz e monumento em homenagem à Revolução Constitucionalista de 32, em Cruzeiro, capital dos históricos conflitos (Foto: Andreah Martins)
Túmulo de ex-combatente no Cemitério Santa Cruz e monumento em homenagem à Revolução Constitucionalista de 32, em Cruzeiro, capital dos históricos conflitos (Foto: Andreah Martins)

Andreah Martins
Cruzeiro

Em comemoração ao marco histórico nacional, Cruzeiro programou uma série de homenagens aos 85 anos do Movimento Constitucionalista de 1932. São quatro dias de eventos, com um regaste dos momentos da época, com exposições, visita ao Túnel da Mantiqueira, salva de tiros e o tradicional desfile.

A abertura foi realizada na última quinta-feira com a exposição “Revolução em Cartas”, realizada no Museu Major Novaes. Já na sexta-feira, aconteceu a troca do manto de Nossa Senhora Aparecida, que fica no alto da rodovia SP-52, que liga Cruzeiro a Passa Quatro, uma visita ao Túnel da Mantiqueira, após uma trilha de quase um quilômetro até o local que foi palco de guerrilhas revolucionárias das tropas paulistas.

Ainda na sexta-feira foi apresentado o espetáculo musical “Um Sonho de Liberdade”, no Teatro Capitólio, com a participação da Orquestra Popular da Mantiqueira.

Neste sábado, uma salva de tiros e coroas de flores dão continuidade às homenagens, no Cemitério Santa Cruz, às 10h. O local possui um monumento em referência aos mortos em combate, o “Mausoléu dos ex-combatentes”.
Para finalizar a programação, o Desfile Cívico da Revolução Constitucionalista de 1932 começa às 8h. Além disso haverá o hasteamento das bandeiras e o passeio ciclístico pelos pontos turísticos centrais da cidade, às 10h30.

Região – Em homenagem ao aniversário da revolução, a Casa da Cultura de Lorena estendeu os horários de visitação ao Museu “Fragmento da Revolução” durante toda a semana que antecede a data. Os visitantes poderão apreciar um acervo de mais de cem peças e artefatos raros de guerra. O horário é das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Os interessados que quiserem uma visita monitorada podem agendar pelo telefone (12) 3153-1518 ou pelo e-mail cultura@lorena.sp.gov.br. A Casa da Cultura fica à rua Viscondessa de Castro Lima, no Centro.

Em Guaratinguetá, será realizada a Corrida 9 de Julho, que já chega ao seu 83º ano de atuação. Uma iniciativa da secretaria de Esportes e Meio Ambiente conta ainda com o plantio simbólico de mudas distribuídas aos atletas, visando à diminuição da emissão do carbono emitido na prova.

A corrida terá início a partir das 7h30, na avenida Presidente Vargas, na Nova Guará. Serão duas corridas, sendo uma com percurso reduzido, para pessoas com deficiência. Além da prova, a secretaria de Cultura da cidade realizará uma exposição da história da Revolução Constitucionalista. A amostra conta com medalhas, equipamentos de guerra, armamentos, fotos, informativos da época e publicações científicas sobre a importância histórica.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?