Cruzeiro e Lavrinhas buscam convênios para o ecoturismo

Cidades criam a “Região de Picos da Mantiqueira” e debatem ações e regulamentação de propostas junto à União

Vista de pico entre Cruzeiro e Lavrinhas; cidades trabalham novo projeto que criou a "Região de Picos da Mantiqueira", que busca investimento (Foto: Reprodução)
Vista de pico entre Cruzeiro e Lavrinhas; cidades que buscam investimento (Foto: Reprodução)

Yasmin Taveira
Cruzeiro

Uma proposta das prefeituras de Cruzeiro e Lavrinhas criou em 2017 um novo plano para trabalhar o turismo regional, o “Região de Picos da Mantiqueira”. A expectativa dos municípios é obter convênios para focar investimentos no ecoturismo.

O projeto é encabeçado pela diretoria de Turismo de Cruzeiro, cidade que foi a primeira na região a garantir o título de MIT (Município de Interesse Turístico) em outubro de 2017. Hoje, com o MIT,  a cidade administrada por Thales Gabriel Fonseca (PR) arrecada R$ 650 mil anuais para o desenvolvimento de projetos que beneficiam o potencial turístico da cidade, em ações como melhorias e a reforma do Teatro Capitólio, revitalização da praça Antero Neves Arantes (praça da Rua Sete) e feiras de arte na praça Nove de Julho.

Um dos maiores picos do estado de São Paulo, o “Pico dos Marins” fica localizado entre Cruzeiro, Lavrinhas e Piquete, e faz com que a região se torne propícia para o ecoturismo, turismo de aventura e montanhismo.

Diretor de Turismo de Lavrinhas, André Barreiros contou que para a aquisição destes convênios, as cidades deveriam fazer parte de uma RT (Região Turística). “Eu e Diego Miranda (diretor de turismo de Cruzeiro), com o aval dos prefeitos Thales Gabriel e Sérgio Ruggeri, representando Cruzeiro e Lavrinhas, enviamos toda a documentação exigida e criamos a Região de Picos da Mantiqueira, que posteriormente teve sua logomarca definida em reuniões do Comtur (Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba). Hoje, Cruzeiro e Lavrinhas fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro e da região turística dos Picos da Mantiqueira”, afirmou Barreiros.

O diretor de Turismo de Cruzeiro, Diego Miranda, contou que o grupo tentou uma negociação com Piquete, mas por uma decisão política, a cidade vizinha, administrada pela prefeita Teca Gouvêa (PSB), preferiu se juntar à outro projeto regional, a Região Turística da Fé, composta pelas cidades de Cachoeira Paulista, Guaratinguetá e Aparecida.

Miranda explicou que Cruzeiro ainda não está explorando “de forma correta” o turismo de aventuras pela região, já que precisa esperar a permissão ser oficializada pelos órgãos federais. “A partir do momento que essas trilhas forem oficiais, vai poder identificar, sinalizar, fazer propaganda, receber os turistas de forma mais segura. Hoje temos guias de turismo, mas de forma informal, por conta da falta de legislação que permita o uso adequado da Serra da Mantiqueira”.

Assim como em Cruzeiro, Lavrinhas também já possui projetos em andamento. Segundo Barreiros, a cidade trabalha com a criação do centro cultural no Casarão de Pinheiros, da Casa de Artesão e Infotur, pista de skate, bosque de ecoturismo e aventura, e revitalização da antiga estação ferroviária, com a criação de um museu voltado para a linha férrea.

No dia 13 de junho, uma reunião na Pousada Flor da Serra, em Cruzeiro, elegerá o grupo que vai administrar o processo para aprovar o estatuto da região turística, e dar início a personificação jurídica. Diego Miranda informa que a medida é importante para que o Ministério de Turismo possa enviar recursos a pessoas jurídicas representantes de regiões turísticas, ao invés do município de forma individualizada. “A Prefeitura é um órgão incentivador, mas toda a região turística, bem como a ocupação dos cargos, obedecem dois terços da sociedade civil. Assim como é firmado o Comtur, na RT também vamos obedecer este formato”, explicou Miranda. “Representantes de pousadas, hotéis, balneários, sítios, restaurantes, bares, casas de shows estão convidados a participar e se integrar conosco essa Região Turística dos Picos da Mantiqueira”, concluiu.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?