Cruzeiro cria Clube de Damas e Xadrez após sucesso nos Regionais

Projeto pretende estimular a prática dos jogos para todas as idades

Da Redação
Cruzeiro

Depois do sucesso da equipe cruzeirense que disputou as modalidades de Damas e Xadrez nos jogos Regionais de Taubaté, a prefeitura da cidade, através do DEC (Departamento de Esportes de Cruzeiro), decidiu montar um clube para prática dessa moralidade a partir do próximo mês, para atender qualquer pessoa interessada, seja qual for a idade.

De acordo com o diretor de Esportes de Cruzeiro, Ricardo Teófilo, o Clube de Xadrez e Dama funcionará no Clube Municipal do Trabalhador, no centro da cidade. “Trata-se de uma iniciativa do DEC, decidida depois dos Jogos Regionais. Conversamos com alguns jogadores e vimos necessidade de criar esse departamento, até mesmo para novas competições”.

Qualquer pessoa poderá participar do Clube de Xadrez e Damas na cidade, já que a prática dessas duas modalidades não necessita de nenhuma faixa etária especifica. “Inclusive, quanto antes melhor. A prática de xadrez, por exemplo, pode ser muito proveitosa para crianças e adolescentes, trazendo muito benefícios a eles”, salientou.

Teófilo completou dizendo que os jogos de tabuleiro são benéficos para o desenvolvimento cognitivo tanto de crianças quanto de adultos. Em especial para o público infantil, a prática destas atividades deve ser estimulada. “São jogos de estratégia, e com a prática, estimulamos a concentração do jogador, o respeito, inteligência, disciplina entre outros”, explicou.

Pesquisas e práticas comprovam que o xadrez é uma excelente ferramenta para melhorar o rendimento escolar e o desempenho desportivo, por essa razão, em alguns países do mundo, a prática faz parte da grade obrigatória curricular.

A intenção em Cruzeiro, segundo Ricardo Teófilo, é seguir esses exemplos e inserir o jogo de tabuleiro também nas aulas da rede municipal de ensino. “Assim que o nosso clube estiver presente na vida do cruzeirense, poderemos em breve também firmar parceria com a secretaria municipal de Educação, para que o xadrez faça parte de atividades extracurriculares”.

Os interessados em fazer parte do Clube de Damas e Xadrez devem entrar em contato com o Departamento de Esportes de Cruzeiro para realizar a inscrição.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?