Cruzeiro, Cachoeira Paulista e Silveiras iniciam a vacinação contra a Covid-19

Foram entregues 840, 480 e 57 doses da vacina às três cidades, respectivamente; profissionais da saúde são os primeiros vacinados

Momento do início da vacinação em Cachoeira Paulista; cidade recebe as primeiras 480 doses da Coronavac (Foto: Reprodução PMC)

Thales Siqueira
RMVale 

O trabalho de imunização contra a Covid-19 segue na região. Cruzeiro, Cachoeira Paulista e Silveiras deram início a vacinação contra a Covid-19, nesta quinta-feira (21), se juntando às demais cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), que já haviam começado a imunização dos profissionais de saúde. Ao todo, mais de 1,1 mil foram imunizados no primeiro dia de vacinação.

As doses vieram do Centro de Distribuição e Logística da secretaria da Saúde, em Pinheiros, zona Oeste de São Paulo. Seguindo as determinações do Ministério da Saúde e da secretaria estadual, o público alvo desta primeira etapa de vacinação são os profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus (médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros, técnicos de radiologia, auxiliares de limpeza).

A Prefeitura de Cruzeiro recebeu do governo do Estado 840 doses da Coronavac. O ato simbólico do início da vacinação aconteceu em uma sala reservada do Cisa (Centro Integrado de Saúde) com representantes das entidades de Saúde da cidade.

A primeira pessoa a ser vacinada foi a técnica de enfermagem, Ana Maria Pinto da Silva, que atua há seis anos na Santa Casa. “Eu me senti muito feliz e honrada de fazer parte desse momento histórico. É um mix de sensação de ansiedade, esperança e muita gratidão”, frisou Ana Maria.

O prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD), que recebeu no início da madrugada as vacinas, enfatizou que se trata de um momento histórico para todo o Brasil. “É um momento histórico para todo país e não diferente aqui para nossa cidade. Todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente terão prioridade neste primeiro momento. Vamos lutar para receber mais doses, para conseguirmos dar sequência na campanha”.

Em Silveiras, 57 doses foram entregues para atender os profissionais de saúde do município. Para o prefeito Guilherme Carvalho da Silva (PSDB) é um momento importante e de esperança para a cidade. “É uma felicidade muito grande para Silveiras. Vou vacinar todo o pessoal que trabalha na área da Saúde, e, se Deus quiser, tudo vai dar certo”, comemorou Carvalho.

Doutor Leandro, médico e primeiro caso positivo da Covid-19 do município foi também o primeiro a ser imunizado. “Esse momento foi muito aguardado por todos nós da saúde. É emocionante. Tivemos dias difíceis, meses difíceis e de muito trabalho. Espero que essa vacina traga esperança para todos nós brasileiros”, salientou o médico.

Já em Cachoeira Paulista, na noite da última quarta-feira (20), foram recebidas 480 doses da vacina. Por volta das 9h desta quinta-feira teve início a vacinação. A enfermeira Erika do Carmo Vezário Barbosa foi a primeira a receber a dose da Coronavac.

Outros municípios do Vale Histórico como Lavrinhas, Queluz, Areias, Bananal, São José do Barreiro ainda não haviam informado sobre o plano de imunização contra o novo coronavírus.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?