Cruzeiro aguarda exames sobre morte de menina de 14 anos com suspeita de contágio de febre amarela

Campanha tenta conter avanço da doença na região; Vale conta com um caso confirmado e seis suspeitos

Atendimento de equipe de Vigilãncia durante campanha de imunização contra a febre amarela na região (Foto: Divulgação)
Atendimento de equipe de Vigilância durante campanha de imunização contra a febre amarela na região (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Região

Com um caso confirmado e seis suspeitos de febra amarela, desde a última quinta-feira o Vale do Paraíba participa da campanha nacional de vacinação, que pretende imunizar até dois milhões de pessoas na região. A morte de uma moradora de Cruzeiro, com suspeita de infecção pelo vírus RNA, aumentou a preocupação na região na última semana.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a campanha de vacinação, que ocorre em 38 municípios, será realizada até 17 de fevereiro. A dose fracionada tem o potencial de imunização de até oito anos.

O único caso confirmado de febre amarela na região foi registrado na última quarta-feira, em São José dos Campos. Segundo o Hospital Vivalle, o paciente de 50 anos, que segue internado, teria contraído o vírus durante uma viagem a Mairiporã-SP, que contabiliza 23 casos confirmados e oito mortes.

A maior cidade do Vale ainda investiga se a febre amarela vitimou um jovem de 28 anos, no último dia 10.

Já na tarde da última quinta-feira, uma adolescente de 14 anos, moradora de Cruzeiro, morreu no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo. Em nota oficial, a Prefeitura de Cruzeiro informou que a jovem, que não teve a identidade revelada, esteve recentemente com a família em Monte Verde-MG, local em que há casos de febre amarela. Antes de ser transferida para a capital, a garota chegou a ficar internada na Santa Casa de Cruzeiro. O Executivo ressaltou ainda que “pelo último boletim médico, afastou-se a hipótese de febre amarela, mas seguimos aguardando resultado da necropsia”.

Em Pindamonhangaba, a Prefeitura revelou, em nota oficial que na tarde da última quinta-feira, que foi descartada a suspeita de febre amarela do morador L.O.B de 41 anos. O homem segue internado em Taubaté, diagnosticado com dengue.

Aparecida também possui um caso suspeito. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o homem é morador de Potim e está internado desde a última segunda-feira na Santa Casa de Aparecida. Familiares do paciente informaram aos médicos que ele viajou recentemente para Guararema-SP. O resultado do exame será revelado até o próximo dia 1. Na edição do último dia 25, o Jornal Atos divulgou opinião do diretor da Santa Casa, Bruno Dias, que descartou de forma não oficial que o paciente tenha a febre amarela.

Em Potim, a diretoria de Saúde negou a informação, dizendo não haver nenhuma notificação oficial quanto ao caso suspeito de febre amarela na cidade. A diretoria informou que o paciente também está fazendo testes para outras doenças como leptospirose, dengue e púrpura.

Na manhã da última quarta-feira, a Vigilância Epidemiológica de Potim realizou uma visita à residência do paciente, onde foi feito o bloqueio e busca ativa a criadouros de mosquito Aedes aegypti, sendo que várias casas apresentaram criadouros.

Os outros dois municípios da região que contam com casos suspeitos são Taubaté, com dois registros, e Jacareí, com um.

Vacinação – A lista completa dos pontos de vacinação contra a febre amarela no Vale do Paraíba pode ser acessada pelo site oficial do Ministério da Saúde, através do link saude.sp.gov.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?