Conta de água fica 18,30% mais cara em Cruzeiro

Saae reajusta serviço com argumento de ‘novos investimentos’ na cidade

Depois da criação da taxa do Saae, a água voltou a dar dor de cabeça para o morador de Cruzeiro (Arquivo Atos)
Depois da criação da taxa do Saae, a água voltou a dar dor de cabeça para o morador de Cruzeiro (Arquivo Atos)

Da Redação
Cruzeiro

O serviço de água em Cruzeiro ficará 18,30% mais cara já na próxima fatura. O reajuste aprovado pela administração municipal foi justificado pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) pela necessidade de novos investimentos, principalmente na captação de água.
Por meio de nota, a Prefeitura de Cruzeiro afirmou que o reajuste aplicado na cobrança do serviço de abastecimento de água está baseado no IPC-FIPC (Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). De acordo com a autarquia, há dois anos o serviço não sofria reajuste, e o índice aplicado se refere justamente a esse período (de janeiro de 2014 a dezembro de 2015).
A tarifa residencial de água, na faixa de consumo até dez metros cúbicos, será de R$ 12,56. A cobrança de esgoto será de R$ 6,28.
Entre as inúmeras justificativas, o Saae destacou a necessidade emergencial de novos investimentos em fontes alternativas de captação de água para o município. Atualmente Cruzeiro conta com quatro mananciais que no período de estiagem sofrem redução significativa em seu volume, comprometendo o abastecimento na cidade.
De acordo com a assessoria da Administração Municipal, no fim de fevereiro deste ano o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) concedeu autorização para perfuração de quatro poços tubulares profundos, (poços artesianos). A autarquia afirmou que “toda essa nova demanda exige altos investimentos, que no momento a autarquia não dispõe”.
Além dessa demanda, o Saae também estuda a implantação de um reservatório de grande porte. Para isso, será necessária a desapropriação de uma área para realização da obra.
Outras medidas emergenciais que se fazem necessárias, e que segundo a administração, justificam o atual reajuste, é o início do trabalho da construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Cruzeiro.
Na última segunda-feira, a direção do Saae se reuniu com representantes da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), para debater a construção da ETE.
Apesar das justificativas apresentadas pelo poder público para aumentar o valor da água, a população se manifestou contrária a decisão. Nas redes sociais a manifestação popular ganhou corpo e chegou até a Câmara da cidade, que realizou na noite desta ultima quinta-feira (17), audiência pública para discutir o reajuste.
Com a presença de poucos parlamentares, da direção do Saae e de moradores, o reajuste foi debatido durante horas, porém, nenhuma medida foi tomada imediatamente e o aumento continua valendo, já para próxima fatura. Apesar da confirmação, o Saae se comprometeu a estudar a decisão e até o próximo dia 30, para rever o percentual do reajuste.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?