Congresso Regional de Turismo reúne ações do setor em Cruzeiro

Evento discute planejamento de cidades que passaram a ser MIT concedido pelo Estado

O prefeito Thales Gabriel (centro), na abertura de congresso do Turismo, na última quinta-feira, em Cruzeiro (Foto: Jéssica Dias)
O prefeito Thales Gabriel (centro), na abertura de congresso do Turismo, na última quinta-feira, em Cruzeiro (Foto: Jéssica Dias)

Jéssica Dias
Cruzeiro

 Cruzeiro recebeu na última quinta-feira o Congresso Regional de Turismo. No evento, foi apresentado o planejamento do turismo regional, criação de grupos de cidades e debatido as estratégias das cidades para obter o MIT (Municípios de Interesse Turístico).

O congresso reuniu autoridades como o ex-secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Fabrício Cobra, o diretor da Etec Professor José Sant’ana de Castro, Marcelo Oliveira, os prefeitos de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca (SD) e Lavrinhas, Sérgio Ruggeri (PTB), além do diretor de Turismo de Cruzeiro, Diego Miranda, responsável pelo plano que garantiu a inclusão da cidade no MIT.

“Após Cruzeiro ser contemplado com o título, a gente partiu para a recuperação dos nossos próprios municipais. Simultaneamente, a gente está trabalhando a questão da integração dos serviços turísticos, fazer hotel, conversar com restaurante, com pousada e com balneário”, explicou Miranda.

O objetivo do Congresso foi integrar os serviços turísticos, com debates e apresentações de gestores dos municípios. Fabrício Cobra destacou as ações de cidades que já conquistaram o MIT, lembrando que elas são avaliadas a cada ano. “Foi criado um ranking, onde municípios que já são estâncias turísticas e os MIT’s são avaliados, podendo até ter um “rebaixamento”. Isso é importante para que eles possam trabalhar, se qualificar sempre”, destacou o ex-secretário de Turismo do Estado, que brincou com a “concorrência” no Vale. “O MIT de Cruzeiro deu ciúmes. Teve prefeito que cobrou o porquê aqui foi rápido. Foi porque o governo municipal se preparou”, salientou.

Cobra contou ainda que já entregou ao Governo do Estado uma proposta para ampliar o limite de MIT’s entre as cidades paulistas. “Hoje são 140, mas tem muito município trabalhando para ter esse título. Acho que podemos chegar em 250 ou até 300”.

Tida como exemplo de planejamento no setor, Cruzeiro já tem mostrado resultado com o investimento pelo MIT. O Teatro Capitólio foi o primeiro local a receber melhorias com a verba. A Prefeitura já aguarda os últimos detalhes da fase final das obras iniciadas na última semana. “No Capitólio já foi feito o processo licitatório, se não houver nenhum tipo de embargo, nenhum recurso, a empresa terá mais um ou dois meses para poder entregar todo material que foi pedido”, explicou Diego Miranda, elencando melhorias no teatro como as trocas das poltronas, instalação de ar condicionado, compra de equipamentos de som e luz e a instalação de guarda-corpo.

Após o teatro, a Prefeitura volta atenção para a praça Anthero Neves Arantes, a Praça da Rua Sete, que aguarda aprovação do projeto para a construção de um centro de informações turísticas, uma concha acústica, preparação do ambiente para receber eventos, câmeras de monitoramento e nova iluminação.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?