CEI em Cruzeiro investiga caos na Santa Casa

Prefeitura tenta reverter atrasos com médicos e nova troca de gestão; hospital chega a vinte dias de paralisação

A Santa Casa de Cruzeiro, centro da crise que assola a rede pública de saúde da região (Foto: Arquivo Atos)
A Santa Casa de Cruzeiro, centro da crise que assola a rede pública de saúde da região (Foto: Arquivo Atos)

Maria Fernanda Rezende
Cruzeiro

O Pronto Socorro da Santa Casa de Cruzeiro está sem atendimento há mais de vinte dias. O caos no hospital, que além da cidade atende municípios do Vale Histórico, é investigado em CEI (Comissão Especial de Inquérito), aberta no início do mês na Câmara.

À época da paralisação, médicos afirmaram estar há semanas sem receber salários. Essa não foi a primeira vez que o serviço foi suspenso por falta de pagamentos.

A entidade arrasta os reflexos de uma crise que se agravou no último ano. Em setembro de 2015, o atendimento no PS havia sido parado por falta de repasse de verbas da Prefeitura de Cruzeiro, que em resposta, informou que o dinheiro não foi liberado devido ao atraso na prestação de contas da Santa Casa.

Em outubro do ano passado, a Prefeitura assumiu a gestão do atendimento e demitiu vinte funcionários do setor administrativo, alegando que os cargos comprometiam a folha de pagamento por possuírem salários altos.

Sete meses depois, no último dia 9, a Câmara instalou uma Comissão Especial de Inquérito a pedido de um grupo de vereadores, formado por Thales Gabriel Fonseca (SD), Charles Fernandes (PR), Antônio Carlos Marciano (PROS), Juarez Juvêncio (PSB), Sérgio Antônio dos Santos (PRB), Marco Aurélio Siqueira (DEM) e Carlos Alberto Ribeiro (DEM), com a proposta de apurar a situação do hospital.

De acordo com o requerimento, o estado caótico de atendimento, o atraso no pagamento dos funcionários e fornecedores tornam obrigatória a investigação, além do fato de que o investimento envolve dinheiro público.
A comissão é constituída por Marciano (presidente), Charles Fernandes (relator) e Marco Aurélio (membro) e terá noventa dias para apresentar o relatório.

A Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, assegurou que até sexta-feira, sanaria o problema de falta de pagamento de parte dos médicos que atuam na Santa Casa.

A secretaria, comandada por Ana Inês Costa, destacou ainda que “o Executivo está trabalhando para que o processo de desinterdição ocorra até o dia 30 de maio. No caso, a gestão da Santa Casa será migrada para a Arquidiocese, que, por sua vez, por meio do bispo diocesano e mesa diretiva do colegiado católico, vai definir quem vai ficar à frente da administração do hospital”.

Problemas no atendimento – Na última semana, um vídeo lançado nas redes sociais chamou atenção da população cruzeirense. O vendedor, Thimoteo Willian, filmou um médico dormindo durante o plantão.

Segundo o autor do vídeo, a pessoa que estava como acompanhante da senhora Vera Lúcia Costa, que se encontrava internada, o pediu para que fosse até a Santa Casa. Chegando ao local, soube que a senhora havia sofrido um derrame durante a madrugada e que estava sem atendimento médico até o momento.

“Ela passava muito mal desde as 3h10, porém o médico não tinha atendido ela. Me dirigi ao quarto do médico e constatei que o mesmo se encontrava dormindo. Devido a isso, a paciente agravou um quadro de AVC (Acidente Vascular Cerebral)”, afirmou Thimoteo. O médico envolvido no caso foi demitido.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?