Apoio político aumenta expectativa de Cruzeiro por trem turístico

Cidade conta com participação de deputado federal, que quer religar o Vale em projeto regional; Ministério também mostrou interesse

Francisco Assis

Cruzeiro

A proposta de reativação do trem turístico de Cruzeiro parece ainda não ter convencido toda a população. Para mudar o quadro, a Prefeitura e envolvidos no projeto tentam agilizar o trabalho, buscando apoio político.

Na última semana de maio, o prefeito Rafic Simão (PMDB) e o vereador Sérgio Antonio dos Santos (PDT) fizeram parte da comitiva cruzeirense que foi a Brasília solicitar andamento no processo de reativação do trem turístico e recuperação da estação ferroviária. O grupo se reuniu com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, protocolando os pedidos.

A ideia ganhou força com a adesão do deputado federal Marcio Alvim (PR), que acompanhou os cruzeirenses no encontro no Ministério. Alvim, que foi prefeito de Guararema (cidade que também passa pela recuperação de sua estrutura ferroviária), tenta colocar em prática uma proposta para reativar uma linha regional, que ligaria a cidade ao Vale Histórico.

Para o prefeito, a participação do parlamentar deve abrir portas junto ao governo. “Pela primeira vez, sinto a possibilidade real do trem voltar. Antes era sonho, hoje, com esse apoio, podemos conseguir, pois temos agora uma vontade política e da comunidade”, exaltou.

Rafic contou que o deputado se mostrou interessado na proposta cruzeirense devido ao apoio de entidades ligadas ao sistema ferroviário. Tanto a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), quanto a MRS Logística, responsáveis pelo sistema de ferrovias, que corta os municípios, se mostraram interessadas em apoio à proposta cruzeirense. “Estamos conseguindo a adesão de muita gente e entidades importantes. O ministro dos Transportes ajudou, o presidente da BPMF, que é de Cruzeiro, e a RMS também mostrou boa vontade. Precisamos de apoio para construir esse projeto, com viabilidade econômica”.

A aposta do prefeito está no cenário turístico da região, com foco na Comunidade Canção Nova, o Santuário de Frei Galvão e o Santuário Nacional de Aparecida. “Temos apelo turístico”, exaltou.

A próxima reunião para debater o projeto será realizada durante o encontro do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba), marcado para o próximo dia 26. O evento terá como tema o planejamento para o sistema ferroviário regional e contará com a participação de Márcio Alvim.

Projeto – Ainda sem uma projeção total de orçamento, a proposta de Cruzeiro é de retomar a linha turística de cerca de oito quilômetros, saindo da Estação Central e chegada a Estação Rufino de Almeida, com paradas em pontos estratégicos da cidade.

Com o projeto da linha de Guararema a Bananal, o prefeito acredita que a cidade ganha força para outro trabalho, o da linha que ligará Cruzeiro ao Sul de Minas. A proposta do “trem mineiro” é liderada pelo vereador Sergio Antonio, que também aguarda avaliação federal.

O vereador realizou uma audiência na cidade, para debater os projetos com a ABPF e a exposição de planejamento da Prefeitura de Guararema. A proposta é que o trem Cruzeiro-Sul de Minas funcione durante os finais de semana. O maquinário seria o mesmo do período em que a linha estava ativa.

 

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?