Aparecida e Cruzeiro suspendem concursos, enquanto Potim mantém processo para saúde

Cidades têm planejamento afetado por medidas contra o coronavírus; comércio também procura saída

A Prefeitura de Cruzeiro suspendeu concurso; em Potim (dir.), processo seletivo é mantido para reforçar rede de saúde contra Covid-19 (Fotos: Rafaela Lourenço e Marcelo A. dos Santos)

Rafaela Lourenço
Leandro Oliveira
RMVale

Em virtude dos casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) e as medidas de prevenção determinadas pelos governos Federal e Estadual, cidades como Aparecida e Cruzeiro cancelaram os concursos públicos vigentes. A Prefeitura de Potim manteve os trâmites por se tratar de vagas para o setor da Saúde.

A rotina da população e do comércio de Aparecida começa a mudar gradativamente nesta semana. Já em estado de contingência, desde a última semana, dessa vez a Prefeitura tomou medidas enérgicas para evitar casos de coronavírus na cidade.

Após uma reunião com o secretariado, entidades religiosas, representantes da Câmara, rede hoteleira e comércio ambulante realizada na última segunda-feira, a prefeita de Aparecida, Dina Moraes (PDT), divulgou novas medidas dentro do Plano de Contingência, entre elas a suspensão do concurso público que contrataria mais de cem pessoas para diversas áreas, como a da saúde.

As provas seriam realizadas no próximo dia 29, e de acordo com a nota divulgada pela Prefeitura, a nova data ainda será definida para o processo, que já conta com 11 mil inscritos. Os salários variam de R$ 1,1 mil a R$4,4 para cargos que exigem ensino fundamental, médio e graduação completa. “O concurso público, que teríamos provas no final de março, nós estamos vendo a possibilidade de transferirmos para uma outra data, tendo em vista que nós temos 11 mil pessoas inscritas. Isso poderia ser um caos para o município”, afirmou a prefeita.

Atrelado ao concurso está a contratação temporária de profissionais da área da saúde, via RPA (Registro de Pagamento Autônomo). A Prefeitura tinha como próximos passos contratações temporárias via processo seletivo e, por fim, realização do concurso público e convocação dos aprovados.

Comércio – Estabelecimentos comerciais, lojas, restaurantes, bares, pousadas e hotéis serão fiscalizados pela secretaria de Saúde e pelo setor de Vigilância Epidemiológica. Foi determinada higienização constante de cadeiras, mesas, talheres e objetos compartilhados. É determinado que cada estabelecimento deixe visível e à disposição dos usuários frascos de álcool em gel.

Pedido – Marcelo Marcondes (PV), vereador, apresentou ontem um requerimento na Câmara Municipal de Aparecida em que pede que a Prefeitura multe os estabelecimentos que venderem produtos como álcool em gel ou de necessidades básicas com preços abusivos. O parlamentar utilizou um dos artigos do CDC (Código de Defesa do Consumidor) para ilustrar o documento.

Cruzeiro – O prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD) cancelou o concurso público do município na tarde da última segunda-feira. Como medida preventiva à disseminação do coronavírus, as provas objetivas e de aptidão física que seriam realizadas neste domingo seguem suspensas por tempo indeterminado.

Ao todo serão 15 vagas para cursos de nível superior e 17 para nível médio e técnico. O concurso será para preenchimento de vagas no quadro de funcionários e criação de cadastro reserva. Há oportunidades como analista de controle interno, arquiteto e urbanista, bibliotecário, engenheiro eletricista, tesoureiro e turismólogo.

Potim – Ao contrário de Aparecida, que também conta com vagas para a saúde, a prefeita da cidade vizinha, Erica Soler (PL), manteve os trâmites do processo seletivo municipal. As inscrições para as 45 vagas distribuídas entre agente comunitário de saúde e agente de endemias terminaram nesta terça-feira.

Segundo a secretária de Administração de Potim, Raphaela Abrantes, o secretariado se reuniu com a chefe do Executivo na última segunda-feira e definiu manter o processo. “É um pessoal que a gente precisa inclusive para enfrentar esses tempos de crise na área da saúde, que é a pandemia em razão do Covid-19”, frisou.

Para a aplicação das provas serão adotadas medidas como reduzir o número de candidatos por salas de aula estimando entre 10 e 15 pessoas, o que naturalmente é realizado com cerca de quarenta candidatos. Todos utilizarão máscaras e utensílios necessários para evitar qualquer tipo de contaminação.

Os locais para aplicação da prova serão divulgados no próximo dia 31, e a previsão é de que seja realizada no dia 5 de abril. O edital completo segue disponível no site da prefeitura, potim.sp.gov.br. A Prefeitura está providenciando com maior celeridade a convocação do concurso público realizado neste ano, que entre as contratações incluem 25 profissionais da saúde como enfermeiros e técnicos de enfermagem.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?