Suspensão na Santa Casa em Cachoeira completa um ano, sem previsão para reabertura

Entidade aguarda nova vistoria da Vigilância Sanitária Estadual para liberação de internações; clínica médica foi reformada

Área interna da Santa Casa com leitos a espera de pacientes; prestes a ser reativado, setor de internação está interditado há um ano (Foto: Arquivo Atos)
Área interna da Santa Casa com leitos a espera de pacientes; prestes a ser reativado, setor de internação está interditado há um ano (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Cachoeira Paulista

A crise na saúde na região vai além da demora nos atendimentos, na marcação de consultas e exames. Os hospitais também passam por situação complicada, sobrecarregando ainda mais as cidades vizinhas. Em Cachoeira Paulista, o setor de internações da Santa Casa São José está fechado há um ano.
No dia 14 de maio de 2015, técnicos da Vigilância Sanitária Estadual estiveram no hospital para uma vistoria e fizeram vários apontamentos com relação às estruturas. Desde então, os pacientes que necessitam de internação são transferidos para outras cidades.
De acordo com o interventor do hospital, Iounan Maklouf, atualmente, a Santa Casa está exclusivamente com o Pronto Atendimento. “Onde nós temos médicos, medicamentos, todo o aparato necessário para um bom funcionamento de um pronto atendimento. As nossas transferências funciona tudo normal. Temos dois médicos durante o dia e um médico durante a noite e também uma empresa que dá um suporte no caso de uma transferência”.
Ponto chave dos apontamentos, as clínicas médicas feminina e masculina, estão prestes a serem reabertas. Segundo o interventor, a Vigilância Sanitária Estadual já esteve fazendo uma primeira vistoria no local e solicitou alguns ajustes, o que teria sido feito.
Maklouf explicou os procedimentos que foram realizados no local. “Colocamos ar-condicionado, arrumamos a clínica, pintamos, está tudo certinho na clínica masculina e feminina. Estamos mexendo no que é chamado aqui, em Cachoeira, o pavilhão novo. Agora, laboratório, raio-x, fisioterapia, ortopedia, está tudo funcionando normal, com tudo que precisa”.
O local só poderá ser reaberto após aval da Vigilância Sanitária estadual. A visita já teria sido solicitada pela entidade, que aguarda a reabertura.
Atualmente, a dívida da Santa Casa de Cachoeira Paulista está em torno de R$ 20 milhões.
Subvenção – Um projeto de lei enviado à Câmara da cidade pede a autorização para o repasse de mais de R$ 4 milhões à Santa Casa. O valor está previsto na LOA (Lei Orçamentária Anual) e de acordo com instrução do Tribunal de Contas é necessária lei autorizadora do repasse.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?