Santa Casa de Cachoeira aposta em abertura de laboratório  para deixar ‘coma financeiro’

Expectativa de 600 atendimentos/mês deve ajudar a conter déficit

Idosos aguardam por atendimento na Santa Casa, que agora passa a contar com atendimento de exames clínicos (Arquivo Atos)
Idosos aguardam por atendimento na Santa Casa, que agora passa a contar com atendimento de exames clínicos (Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Cachoeira Paulista

Mergulhada numa crise econômica sem precedentes, a Santa Casa de Cachoeira Paulista, administrada pela Prefeitura, aposta na reabertura do laboratório para a realização de exames particulares. Com a medida, o hospital pode arrecadar recursos para ajudá-lo a sair do negativo financeiro.
Apontada pela população como o setor mais frágil e preocupante do município, a saúde de Cachoeira sofreu diversas baixas nos últimos anos. A falta de médicos, equipamentos  e o fechamento do centro cirúrgico são apontadas como o reflexo da crise financeira que o local enfrenta devido à dívida que ultrapassa R$ 20 milhões.
Buscando alternativas para gerar renda para o hospital, a Prefeitura busca nas próximas semanas começar a oferecer exames laboratoriais particulares.
De acordo com a Prefeitura, o local foi fechado no início de 2013 e assim permaneceu até o fim de 2014. No ano seguinte foi iniciada uma reforma no ambulatório para a realização de exames de demanda interna, feitos de forma gratuita.
Após a conclusão da obra, o Executivo busca a liberação dos alvarás necessários para a utilização do local, onde serão realizados exames particulares.
Segundo a Prefeitura, o local foi reformado em 2013, pois o prédio e laboratório, construídos pela gestão anterior, além de falhas na construção, apresentavam problemas  na construção, infiltrações e rachaduras.
O prefeito João Luiz Ramos (PSB) ressaltou a importância da reabertura do local e revelou a expectativa de atendimento “Temos que cada vez mais buscar alternativas que ajudem a fortalecer economicamente a Santa Casa. O local está totalmente estruturado e a nossa expectativa é que o ambulatório faça seiscentos atendimentos por mês. Além do atendimento gratuito, o laboratório poderá também prestar serviços particulares’.
A secretária adjunta de Saúde, Cassia Lima, enfatizou a importância da estruturação do laboratório. “Os exames laboratoriais são de extrema importância na atividade clínica. A correta avaliação auxilia no reconhecimento das disfunções. Repetir testes duvidosos para um controle de qualidade mais efetivo garante confiabilidade aos resultados, e uma melhora no atendimento aos moradores de Cachoeira”.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Santa Casa de Cachoeira aposta em abertura de laboratório  para deixar ‘coma financeiro’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?