Prefeitura lança concorrência para estacionamento rotativo em Cachoeira

Programa Área Azul tenta atender alto número de turistas e fluxo intenso de veículos

Flanelinha atua em vagas de estacionamento na praça Prado Filho; Prefeitura quer Área Azul para este ano (Foto: Jéssica Dias)
Flanelinha atua em vagas de estacionamento na praça Prado Filho; Prefeitura quer Área Azul para este ano (Foto: Jéssica Dias)

Rafael Rodrigues
Cachoeira Paulista

Cachoeira Paulista deve implantar ainda esse ano seu sistema de estacionamento rotativo. A Prefeitura lançou o edital para concorrências das empresas interessadas em explorar o serviço no município, batizado de “Área Azul”. A medida tenta qualificar a mobilidade urbana e organizar o atendimento a moradores e motoristas.

Ainda sem detalhes do funcionamento, o sistema deve contemplar as ruas do Centro de Cachoeira e também pontos turísticos, com destaque para o entorno da Fundação João Paulo II, a Canção Nova.

A movimentação turística na cidade, principalmente nos fins de semana e em dias específicos de evento no centro religioso é a justificativa da Prefeitura para implantar o sistema.

A secretária municipal de Negócios Jurídicos, Gisely Fernandes, confirmou que os próprios moradores se queixam da falta de vagas para estacionar na cidade. “Nós estamos elaborando o Plano de Mobilidade Urbana e a primeira iniciativa para melhorar o fluxo de veículos na cidade é a implantação da Área Azul. Hoje, a reclamação é muito grande de moradores que não conseguem estacionar os carros na área central e também nas proximidades da Canção Nova”, confirmou.

A Prefeitura não deu detalhes de como será o contrato nem mesmo o tempo que a empresa poderá explorar o serviço. Durante entrevista ao programa Atos no Rádio, a secretária explicou que, a princípio, todos os estudos e detalhes do funcionamento se darão após o término do processo licitatório, previsto para o final de agosto.

Segundo Gisele Fernandes, o edital publicado, com acesso pelo site cachoeirapaulista.sp.gov.br, especifica os valores que serão cobrados do motorista que estacionar nos locais onde funcionará a Área Azul no município. “A gente não fechou o número de vagas, só fixamos as questões de valores, mas os detalhes terão que ser fechados com a empresa para ver como melhor atender a população. Para o estacionamento de uma hora será cobrado R$2, e duas horas, o valor será de R$ 3”, explicou.

Ainda de acordo com a secretária, os valores serão revertidos para melhorias da infraestrutura urbana da cidade, sinalizando que a exploração do estacionamento rotativo em Cachoeira deverá funcionar também como uma fonte de recursos para o município. “A arrecadação dessa taxa será revertida para população, principalmente para o trânsito e para a confecção do nosso plano de mobilidade urbana, porque a nossa arrecadação tem caído muito, temos que trabalhar com recursos baixos”, garantiu a secretária, que acredita que a vinda de uma empresa para gerenciar a Área Azul na cidade poderá gerar empregos. “Inclusive uma das exigências é que a empresa tenha um escritório dentro da cidade, e com isso teremos geração de emprego”, finalizou.

 

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?