População denuncia consumo de drogas na praça de Cachoeira

Comerciantes reclamam que usuários comprometem movimento; Prefeitura busca origem de moradores de rua

A praça Prado Filho, que de passeio público, tem sido transformada em ponto de drogas e marginais (Arquivo Atos)
A praça Prado Filho, que de passeio público, tem sido transformada em ponto de drogas e marginais (Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Cachoeira Paulista

A presença constante de usuários de drogas na praça Prado Filho, no Centro de Cachoeira Paulista, vem causando medo em moradores e comerciantes da região. A população denuncia que nem mesmo a proximidade do Fórum e da Prefeitura inibe o consumo de drogas no local.
Considerada o principal cartão postal de Cachoeira, a praça Prado Filho tradicionalmente é palco do Carnaval e de apresentações artísticas.
Mas, de acordo com moradores da região, há cerca de seis meses usuários de drogas ‘tomaram posse’ do local e passam o dia abordando os frequentadores da praça em busca de dinheiro. “Todo dia de manhã fica um monte de latas queimadas jogadas perto da concha acústica, que os nóias (sic) usam para fumar crack. A situação aqui está muito feia. Além disso eles ficam o dia todo bebendo pinga e atormentando todo mundo que passa. Alguém tem que dar um jeito de internar essas pessoas, porque do jeito que está a situação só tende a piorar”, afirmou o aposentado José Mauro de Oliveira, 64 anos, morador do Centro.
O aposentando ressaltou que a Polícia Militar realiza constantemente rondas no local e que acredita que o caso não é somente de segurança, mas sim de saúde pública. “Essa meia dúzia que fica causando problema na praça é tudo usuário, então não tem muito que a polícia fazer. Acho que a Prefeitura deveria tentar oferecer um tratamento para esses moradores de rua. Não vejo eles como bandidos, mas sim pessoas doentes”.
Uma comerciante, proprietária de uma das mais tradicionais lojas do Centro, e que por medo preferiu que sua identidade fosse preservada, descreveu como está o cotidiano na região. “Tenho conhecidos que nem frequentam mais a praça porque esse pessoal fica o dia todo pedindo dinheiro, completamente alterados. Isso prejudica o comércio também, porque muita gente deixa de ficar andando pelas lojas perto da praça por medo que alguém drogado e bêbado possa fazer alguma coisa”.
Providências – Em nota oficial, a Prefeitura de Cachoeira Paulista informou que com o apoio da Polícia Militar tem realizado abordagens técnicas com os moradores de rua para a identificação de suas origens e necessidades. A nota ressalta que após a abordagem, os moradores de rua são encaminhados à suas cidades de origem, e aqueles que desejam tratamento são encaminhados ao Prad (Programa de Recuperação de Alcoólatras e Drogaditos).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?