Pais de alunos cobram início das aulas nas creches de Cachoeira

Crianças são prejudicadas; Prefeitura atribui problema à antiga gestão municipal

Lucas Barbosa
Cachoeira Paulista

Pais de alunos matriculados nas creches municipais de Cachoeira Paulista cobram providências da Prefeitura, após dezenas de crianças terem ficado sem aula desde o início do ano. Um grupo de moradores relatou que chegou a perder o emprego, pois tiveram que abrir mão da oportunidade para cuidarem dos filhos.

A dona de casa, Ariane Betina, 23 anos, tem uma filha de três anos que desde o ano passado estuda na creche municipal Ramira da Silva Siqueira, no Jardim Trabalhista. Ela contou que a falta de aula a obrigou a largar o emprego, já que não tinha com quem deixar a criança.

Ariane contou que foi informada pela direção da creche, em janeiro, que a aula de sua filha não teria início, pois seria formada uma nova turma, obrigando o ano letivo começar em 6 de março. “Quando chegou esse dia, a escola avisou que não tinham profissionais para cuidar das crianças e que estavam aguardando os que foram aprovados recentemente em um concurso público. Uma amiga recebeu a informação na secretaria de que estão esperando o prefeito autorizar a chamada dos aprovados”.

A dona de casa desabafou sobre os transtornos causados pela demora no início das aulas. “Toda hora eles inventam uma data para iniciar, e as mães acordam os filhos cedo. Quando chegamos na escola, damos de cara com o portão fechado e a promessa de uma nova data. Está muito difícil essa situação, porque eu ia trabalhar e tive que abrir mão. Não tinha ninguém para cuidar da minha filha”.

De acordo com os pais, a falta de aula não é somente privilégio da creche Ramira da Silva. “Minha irmã esta desesperada. Até hoje não começou as aulas na creche Jairo Gomes, na Margem Esquerda. Ela trabalha em Lorena e está ameaçada de perder o emprego porque está faltando mais de uma semana porque tem que ficar o dia todo com o meu sobrinho”, lamentou a comerciária, Regina Célia dos Santos, 36 anos.

Resposta – O secretário de Educação de Cachoeira Paulista, Rubens Lopes, explicou o caso. “Quando assumimos os trabalhos na secretaria, em janeiro, as cinco creches contavam com apenas 17 ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil). Em dezembro, a gestão anterior havia dispensado todos os contratados. A saída foi elaborar um processo seletivo”, revelou. “Enquanto isso, para que as crianças não ficassem sem o atendimento, resolvemos estabelecer horários especiais. Creio que logo estará resolvido”.

Em nota oficial, a Prefeitura ressaltou que já foi iniciado o processo de contratação dos aprovados, sendo convocados por telegrama para comparecerem ao Departamento Pessoal da Prefeitura. A secretaria de Saúde revelou ainda que agilizará a realização dos exames médicos, e a princípio serão contratados auxiliares de desenvolvimento infantil e estagiários.

O Executivo afirmou ainda que a previsão é que os horários de atendimento nas creches sejam regularizados até 30 de março.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?