Moradores de Cachoeira Paulista sofrem com transferências de internações

Com ordem do Tribunal de Contas, diretores da Santa Casa e prefeito terão que devolver R$ 5 milhões

Da redação

Cachoeira Paulista

Quase vinte dias após a Prefeitura de Cachoeira Paulista informar que o setor de internações da Santa Casa da cidade teria que passar por reforma, o que suspenderia os atendimentos no local, sendo os pacientes transferidos para Guaratinguetá, familiares de pacientes tem enfrentado dificuldades para se deslocar em horários de visitas.

De acordo com o morador Gilberto Assis, que precisa utilizar ônibus para ir visitar a mãe que foi transferida, a situação tem sido complicada. “É horrível, porque a gente depende de ônibus e visita tem horário estabelecido, então, a gente além de gastar dinheiro todo dia com passagem ainda demora pra ir e voltar”.

A suspensão aconteceu depois de uma vistoria realizada pela Vigilância Sanitária do Estado, onde diversos apontamentos foram realizados para que seja feita uma adaptação.

O vereador Guilherme Marcondes afirmou que o relatório faz diversas exigências. “Não tenho um posicionamento claro da Prefeitura. O relatório da Vigilância Sanitária Estadual, que pediu a interdição dos leitos de internação, é um relatório muito extenso, ou seja, são muitos itens que tem que ser cumprido para fazer as adequações”.

Além disso, o vereador lembrou que o Tribunal de Contas já solicitou a devolução de dinheiro pela diretoria do Hospital. “É claro que a gente tem que deixar a população ciente também de que existe denúncia do Ministério Publico e do Tribunal de Contas que, inclusive, solicita a devolução de cinco milhões de reais que foram gastos de maneira, provavelmente irregular no ano de 2013”.

Na tarde da última quarta-feira (03), o diretor da Santa Casa, João Pinto Barbosa Filho, esteve na Câmara prestando esclarecimentos aos vereadores, principalmente, a respeito das obras no setor de internações.

De acordo com o diretor, ainda não há uma previsão de quanto tempo vai levar para que as internações retornem ao hospital do municipio. “Estamos aguardando uma definição do Executivo para que possamos, junto ao engenheiro, fazer um levantamento de uma planta, do custo que poderá ser feito e se aprovada pela DRS (Diretoria Regional de Saúde) para gente vê o tempo da obra e o seu custo de investimento de quanto será. Eu estou aguardando um chamado do Prefeito para que possamos ele liberar para que a gente possa fazer esse levantamento desse custo e de prazo”.

Sobre a devolução de R$5 milhões pedidos pelo Tribunal de Contas, Barbosa, esse apontamento já foi feito anteriormente. “Em 2011, em 2012 e 2013 foi a mesma coisa. Em 2011, foi valor de mais de três milhões e isso aí já está no caso de desembargadores para mandar precatório. Essa defesa não sei o que vai sair.  Sobre 2012 e 2013, nós fizemos defesa e estamos aguardando uma definição”.

Uma divida da Santa Casa com o sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) que deveria ser quitada até a meia-noite da quarta-feira foi regularizada enquanto o diretor prestava os esclarecimentos na Câmara.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?