Funcionários da Santa Casa de Cachoeira entram em greve

Protesto em frente ao hospital cobra pagamento de salários e direitos; paralisação não tem data para terminar

Faixa estampa greve de funcionários da Santa Casa de Cachoeira Paulista na manhã desta segunda-feira; grupo cobra pagamento de benefícios e salários atrasados (Foto: Lucas Barbosa)
Faixa estampa greve de funcionários da Santa Casa de Cachoeira Paulista na manhã desta segunda-feira; grupo cobra pagamento de benefícios e salários atrasados (Foto: Lucas Barbosa)

Lucas Barbosa
Cachoeira Paulista

Em protesto pelos salários e direitos trabalhistas atrasados, funcionários da Santa Casa de Cachoeira Paulista entraram em greve na manhã desta segunda-feira. Devido à paralisação, o hospital está operando apenas com a metade da equipe.

Com faixas e camisetas anunciando a greve, cerca de trinta funcionários se reuniram na porta do Pronto Socorro para cobrar uma solução da Prefeitura. Os turnos de trabalho estão sendo realizados apenas com a metade da equipe.

Os trabalhadores afirmam estar dois meses com os salários atrasados. Além disso, a cesta básica e o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) há cerca de seis anos não são pagos.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Saúde de São José dos Campos e Região, Martinho Luiz dos Santos, a greve foi a última forma de protesto encontrada pela categoria para pressionar a Prefeitura a pagar a quitar as dívidas. “Já tentamos negociar inúmeras vezes com o Executivo, mas infelizmente eles não tomam nenhuma atitude para acabar com este absurdo. Tem trabalhador que não tem o que comer e está sem condições de pagar contas básicas. A decisão de entrar em greve foi decidida em assembleia”.

O vigia Anderson Santos, 29 anos, descreveu o sentimento de indignação dos trabalhadores com o atraso e as más condições de trabalho. “Está faltando coisas básicas para a equipe, como luvas de plástico. Para sair desta situação, a Prefeitura tem que deixar de ser a interventora da Santa Casa. Com essa administração desastrosa, são os funcionários e a população que estão sendo prejudicados”.

Santos revelou ainda que os colegas estão ajudando os funcionários que estão com uma situação financeira ainda mais delicada. “Estamos juntos no mesmo barco, mas tem trabalhador que tem mais despesas que outo, então está havendo ‘vaquinha’ para ajudar quem não está conseguindo nem comprar comida e pagar contas”.

Futuro – De acordo com o diretor do Sindicato, a greve será mantida até os pagamentos serem pagos pela Prefeitura. “Continuaremos nesta luta porque a situação está deplorável. Todos trabalhadores estão unidos e não recuaremos. Pedimos a compreensão da população, mas a culpada desta situação é a má administração da Santa Casa”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?