Em más condições, Estrada da Bocaina é desafio para motoristas em Cachoeira

Reclamações vão do mato alto e sinalização prejudicada à falta de pavimentação; Câmara discute tema, mas ainda sem requerimentos

Placa escondida pelo mato alto e lixo às margens da rodovia; problemas na Estrada da Bocaina são alvos de reclamações na cidade (Foto: Jéssica Dias)
Placa escondida pelo mato alto e lixo às margens da rodovia; problemas na Estrada são alvos de reclamações na cidade (Foto: Jéssica Dias)

Jéssica Dias
Cachoeira Paulista

Cachoeira Paulista é alvo de mais uma reclamação, dessa vez pela falta de cuidados com a estrada da Bocaina, que liga a cidade a Silveiras. Quem passa pela via se depara com o mato alto, sinalização dificultada, falta de pavimentação e o excesso de lixo jogado.

As reclamações não vêm de hoje. O caminhoneiro Zé Carlos Costa, 60 anos, utiliza a via diariamente. Ele contou que as falhas na pavimentação e a falta de limpeza prejudicam não só quem trabalha, mas também os moradores. “Tem dias que eu faço viagem duas, quatro vezes por dia. Levo leite pra lá, e a carga que mais sofre naquela estrada é a minha por causa do tanque que balança”.

Outro problema é o excesso de lixo encontrado na estrada. Foi implantado uma lixeira às margens da via, mas de acordo com o caminhoneiro, o caminhão de lixo passa uma vez na semana. A reportagem esteve na estrada duas vezes na última semana. A primeira, no início do mês, foi encontrada grande quantidade de lixo dentro e fora da lixeira como um colchão, tijolos quebrados, madeiras, sacolas e papéis. Após quatro dias a equipe retornou ao local e o lixo que estava dentro da lixeira havia sido retirado, mas o colchão continuou lá.

Costa mora há cinco anos na estrada da Bocaina, mas utiliza a passagem diariamente há dez. Para ele fica fácil elencar outros problemas como o espaço estreito, a falta de acostamento, o mato alto que prejudica a visualização das placas de sinalização e o grande fluxo de carros e caminhões. “Meio da semana é caminhão, final de semana é carro de passeio. Aquela estrada tem mais movimento que a estrada de Silveiras. Se a Prefeitura fizesse tudo bem feitinho e colocasse um pedágio lá embaixo, ela tirava o triplo do dinheiro que gastava. E eu ia pagar com gosto, porque agora quebra um caminhão, quebra um carro, se colocar uma moto e andar todo dia lá acaba com a moto”.

Uma placa na estrada indica uma obra de pavimentação asfáltica na gestão do ex-prefeito Fabiano Vieira (PTB), entregue no dia 20 de maio de 2011.
Segundo o vereador Danilo Luiz da Silva (PROS) o tema já foi debatido na Câmara por vários vereadores, mas nenhum requerimento foi encaminhado ao Executivo até o fechamento desta edição. O próprio vereador contou que utiliza a estrada praticamente todo fim de semana. “A gente tem pontuado a questão do mato, a questão de uma lixeira que eles colocaram pra recolher o lixo na zona rural também, que não está fazendo a manutenção de forma periódica. Tudo isso tem sido objeto de falas na sessão, não só eu como também outros vereadores”, explicou Silva.

Outro parlamentar, Thales Satim (PSC) prepara um pedido ao Executivo para análise de um redutor na Estrada da Bocaína. “Seria em uns seiscentos metros para frente da lixeira. Algumas pessoas que trafegam ali fizeram essa reclamação diante da alta velocidade dos caminhões”, contou.

A reportagem do Jornal Atos entrou em contato com a Prefeitura para ter informações sobre o trabalho de manutenção da Estrada da Bocaina e a projeção para recuperar a área, mas não obteve resposta até o fechamento dessa edição.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?