Candidato em Cachoeira, Edson Mota responde a processo por furto de manilhas em Silveiras

Ex-prefeito foi flagrado por proprietário de área rural, que recebia obras de melhorias de acesso

Edson Mota, candidato em Cachoeira Paulista, que responde processo (Foto: Arquivo Atos)
Edson Mota, candidato em Cachoeira Paulista, que responde processo (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Silveiras

O candidato a prefeito de Cachoeira Paulista, Edson Mota (PR), se viu em meio a um antigo impasse em meio a corrida eleitoral. Ele responde processo aberto em 2010, quando foi acusado pela empresa de engenharia Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo) por furto qualificado.

Em julho de 2010, Mota foi acusado de subtrair manilhas de concretos utilizadas em obras de recuperação de vias e sistemas de esgoto em Silveiras. De acordo com o processo, ele teria sido auxiliado por seis pessoas, entre eles, três funcionários da empresa. A obra fazia parte do Programa Melhor Caminho, do Governo Federal, para convênios entre a secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e prefeituras municipais para a execução de obras de recuperação de estradas rurais de terra.

O trabalho atendeu a um propriedade rural no bairro da Estiva. O pesquisador e proprietário do local, Edmundo Carvalho, chegou a enviar um e-mail à diretora da Codasp na época, para explicar o fato.

Carvalho, que já foi vice-prefeito de São José dos Campos, secretário de Planejamento e presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, contou que em 5 de junho de 2010 presenciou a ação do então funcionário da Prefeitura, Edson Mota, que estaria retirando da margem da estrada 16 tubos de concreto de sessenta polegadas. O proprietário da área chegou a tirar fotos da ação, e ao abordar Mota, ouviu do acusado que teria descarregado o material por engano.

O inquérito foi aberto no dia 21 de julho de 2010. Desde então, Edson Mota se elegeu em 2012 prefeito de Silveiras, com 2.661 votos. Em 2015, teve 30% do salário bloqueado, acusado de irregularidades na contratação de um escritório de advocacia de São Paulo, sem licitação.

Em março deste ano, Mota renunciou ao cargo de prefeito de Silveiras, sendo substituído pela própria esposa, Valdirene Quintanilha (PTB). Ele é um dos quatro concorrentes ao cargo em Cachoeira Paulista. Além de Edson Mota, o petista Marcelo Picão, Aloisio Vieira (PTB) e João Bosco Torrada (Rede) disputam o cargo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?