Cachoeira Paulista segue às escuras, e população volta a protestar

Reclamações chegam à Câmara e oposição questiona trabalhos na cidade

Da Redação
Cachoeira Paulista

Parece novela reprisada, mas as reclamações quanto à manutenção da iluminação pública em Cachoeira Paulista parecem caminhar a lentos passos rumo a um final feliz. A cidade é foco de manifestos que chegam ao prédio da Prefeitura e à Câmara, além de postagens na internet.

Moradores de bairros como o Turma 26, Piteu, Vila Carmem e até mesmo o Centro levam quase diariamente reclamações à Câmara, cobrando uma solução para a escuridão que toma conta de algumas ruas. “A gente tem recebido várias reclamações de moradores que estão com os postes estragados e apagados há meses. Os vereadores vêm cobrando a Prefeitura, que não atende nossos pedidos nem dá satisfação aos contribuintes”, contou o vereador Breno Anaya (PSC).

Segundo ele, os relatos são de que a situação aumenta o risco com a ação de criminosos. “As pessoas ficam temerosas, porque os bairros estão às escuras”.

O problema também foi relatado pelo vendedor Thiago Siqueira. Ele disse que passa diariamente pelo Piteu e não entende o que impede a solução do problema. “Todo mundo reclama. Não é só aqui. Na Margem Esquerda é a mesma coisa. O pior é que aí facilita os ladrões, porque a gente nem vê eles chegando”.

Anaya fez coro entre os vereadores de oposição na sessão da última terça-feira. Eles questionaram a Prefeitura pela demora na definição da empresa que fará a manutenção do sistema na cidade.

Cachoeira é um dos municípios do Vale do Paraíba onde já existe a cobrança da CIP (Contribuição de Iluminação Pública), reajustada este ano, quando as cidades passaram a ter a responsabilidade sobre a manutenção da iluminação pública, após decisão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Cidades como Cruzeiro e Lorena contrataram empresas em caráter emergencial, até que os processos licitatórios sejam definidos.

“Além de aumentar a CIP neste ano, até o momento não contratou a empresa, não deu uma satisfação à população do porque a empresa ainda não foi contratada, e não respondeu aos pedidos da Câmara”, enumerou Breno Anaya.

“Perguntamos da licitação em requerimento porque diariamente somos questionados sobre iluminação, porque o povo tem medo de assalto. Moradores do CDHU, Margem Esquerda, Centro, Jardim da Fonte, Vila Carmem já me procuraram. O vereador Guilherme (Marcondes do PSC) também foi procurado e contou na sessão que ouviu moradores do Pontilhão e do Turma 26, assim como o Gaspar (Claudinho Gaspar do PSB)”, completou.

Há pouco mais de um mês o Jornal Atos publicou uma matéria com reclamações da população sobre a iluminação deficitária nos bairros São José, Jardim Europa e Jardim dos Ipês.

Na época, a Prefeitura de Cachoeira Paulista garantiu que teria feito um acordo com a concessionária de energia, EDP Bandeirante, para a troca de todas as lâmpadas, e que o processo de licitação para contratar a empresa estaria em andamento.

Com as novas reclamações e um mês após as cobranças relatadas à redação, a reportagem do Jornal Atos voltou a procurar a Prefeitura, mas de acordo com a assessoria, a administração só terá informações sobre a situação da iluminação pública e do processo licitatório na próxima semana.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?