Cachoeira Paulista aprova Plano Diretor de Turismo e avanço em projeto estadual

Proposta da cidade segue em andamento com as buscas do título de “município de interesse turístico”

Matriz de Santo Antônio, o padroeiro da cidade; Plano Diretor avança adesão a programa estadual (Divulgação)
Matriz de Santo Antônio, o padroeiro da cidade; Plano Diretor avança adesão a programa estadual (Divulgação)

Rafaela Lourenço
Cachoeira Paulista

Cachoeira Paulista avançou no processo de inclusão da cidade no Projeto de Municípios de Interesse Turístico do Governo Estadual. A cidade conseguiu aprovação unânime na Câmara, na última segunda-feira do Plano Diretor de Turismo, elaborado pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo).
O prazo para a inclusão no projeto estadual vai até o próximo dia 18. O Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico é um instrumento de planejamento para organizar o desenvolvimento sustentável do turismo municipal e tem por finalidade orientar a atuação da administração pública e da iniciativa privada em promover a integração entre as cidades pertencentes ao Circuito Turístico Religioso do Vale do Paraíba (Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Canas e Cachoeira Paulista).
A proposta do Governo do Estado é fomentar e auxiliar o turismo das cidades paulistas que atenderem aos pré-requisitos necessários, como ter conselho municipal de turismo, serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação, de transporte, de segurança, de informação e receptivo turísticos; plano diretor de turismo, expressivos atrativos turísticos com acessos adequados e infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos.
Após o município estar de acordo com as exigências, deverá ser feito um projeto de lei para incluir a cidade nas análises do projeto do Governo, que de acordo com a lei determina que qualquer deputado poderá apresentar um projeto de lei e depois submeterá à secretaria Estadual do Turismo para análise dos requisitos.
Cachoeira Paulista recebe cerca de dois milhões de visitantes anualmente e preenche os critérios de saúde, segurança, informação e conselho municipal e agora também o Plano Diretor aprovado. “Acreditamos que com o título de ‘cidade de interesse turístico’ ao nosso município, traremos ainda mais investimentos da esfera Estadual e Federal, criando um novo fôlego financeiro à nossa cidade, que poderá fazer mais investimentos ao setor e acolher de forma ainda melhor os milhares de turistas que visitam Cachoeira”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cachoeira Paulista, Juliana Barbosa.
O Comtur reiniciou os trabalhos com uma nova diretoria em maio de 2015 como órgão consultivo e deliberativo, priorizando a inscrição do município no projeto estadual. No decorrer do ano, como necessário, foram realizadas ações para colocar tudo de acordo com as normas para este ano. “Este título agregaria muito para a cidade, pois Cachoeira já tem o principal que são os turistas, mas não tem muita estrutura, e se conseguir se inscrever, receberemos recursos para melhorar essa estrutura e capacitar as pessoas para atender melhor os turistas, para que eles voltem mais vezes, assim fortaleceria também o comércio e melhoraria o setor econômico da cidade”, afirmou a primeira secretária do Comtur, Michele Netto.
Com a aprovação do Plano Diretor, segue agora em andamento o projeto que indica o município para os trâmites legais de análise do projeto estadual, que Cachoeira possa ser inscrita já no mês de maio. “Já existe o projeto em andamento, este assinado pelo Deputado Padre Afonso (PV)”, reforçou Juliana.
Após todos os trâmites legais, serão 140 novas vagas para municípios de interesse turístico no Estado de São Paulo. Essas cidades serão beneficiadas com aproximadamente R$ 500 mil por ano do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), e com o decorrer das atividades, as cidades mais bem preparadas poderão mudar de classificação e aumentar o valor recebido pelo Estado.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?