Associação dribla crise e leva crianças carentes ao reforço escolar em Lorena

Com música, esporte, reforço escolar e oficina de jardinagem Aacal ajuda na formação de 26 crianças

Elisabeth Almeida

Com desafios diários e dependência financeira de colaboradores, Aacal (Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Lorena) está mudando a sorte de vinte e seis crianças inseridas no atendimento da entidade com apoio escolar e ensino trilíngue.

O Projeto Esperança oferece aulas de música; inglês; espanhol; judô; reforço escolar; esporte e natação; oficina de jardinagem, onde as crianças aprendem a cuidar de uma horta orgânica. Além do acompanhamento escolar, a Aacal disponibiliza uma equipe pedagógica que visita a escola de cada criança para saber o desempenho escolar de cada um e os auxilia em suas dificuldades. Para manter a estrutura a Aacal conta com dezesseis funcionários, entre professores, pedagogos e psicólogos.

As crianças e adolescentes são divididas em dois turnos: manhã, das 8h às 11h30 e a tarde, das 13h15 às 16h45, sendo que os horários são alternados ao período escolar. Todas as aulas fazem parte de um projeto pedagógico montado por Maria Inês e Paulo Eduardo Lopes, a fim de passar um conhecimento que vai além da sala de aula.

“O judô ajuda muito na formação deles, pois a filosofia das artes marciais ensina e estimula o respeito ao outro, a disciplina e a autoconfiança, qualidades que vão somar não só nos estudos, mas sim na vida de cada um”, disse Marcelo Oliveira, professor de judô da entidade.

Segundo o coordenador do Projeto, Paulo Lopes, as vivências transmitidas servem não só aos alunos, mas também aos pais.  “Minha meta é passar para as crianças que elas podem ser muito mais do que as pessoas dizem do que elas vão ser, ninguém está destinado a algo e que o mundo vai muito além do seu bairro ou até mesmo de sua cidade. Mais do que isso, é mostrar que elas têm sim uma perspectiva de vida, basta buscar pelo seu sonho”, pondera o coordenador.

Ainda de acordo com Paulo, algo que instigou e muito a curiosidade dos estudantes foi a parceria com a Aesec, programa de intercâmbio voluntário e profissional, em que a Aacal abriga voluntários vindos de diversas partes do mundo e que não sabem falar português, incentivando o esforço nas aulas de idiomas para estabelecer um diálogo com os visitantes. No momento há um marroquino trabalhando voluntariamente no projeto.

De acordo com a presidente da instituição, Maria Inês Romeiro, as despesas são muitas diante da demanda e do atendimento. Ela explica que entidade tem trabalhado para obter novos recursos. “Desde 2013, quando perdemos recursos pela desativação da Casa Abrigo que funcionava em nossas dependências, optamos andar com as próprias pernas, com nosso bazar, eventos e doações. Gostaríamos de aproveitar o espaço que temos aqui para atender mais crianças, mas não temos dinheiro para isso”, lamenta a presidente.

Os interessados em contribuir com a instituição deve entrar em contato com o telemarketing pelo telefone: (12) 3159-3540.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?