SOS Mata Atlântica e Santuário se unem em ação de restauração ambiental

Ação deve atender 248 hectares de mata entre Aparecida e Taubaté, com o plantio de 620 mil mudas nativas

Membros do SOS Mata Atlântica e do Santuário Nacional, durante apresentação de parceria ambiental (Foto: Divulgação)
Membros do SOS Mata Atlântica e do Santuário Nacional, durante apresentação de parceria ambiental (Foto: Divulgação)

Rafael Rodrigues
Aparecida

A Fundação SOS Mata Atlântica e o Santuário Nacional de Aparecida anunciaram uma parceria para promover a restauração florestal de 248 hectares de Mata Atlântica entre as cidades de Aparecida e Taubaté. Mais de 620 mil mudas nativas serão plantadas em três propriedades do Santuário, com recursos do órgão.

O acordo foi assinado por meio do programa Florestas do Futuro e empresas parceiras, além de Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental, durante evento realizado no último dia 25, no Centro de Reuniões Santo Afonso, no Hotel Rainha do Brasil.

Até 2021, mais de R$ 9 milhões serão investidos no projeto. Os plantios já começaram com 174 mil mudas, ou 28% do total previsto no projeto. “As áreas escolhidas para a restauração fazem parte de importantes regiões de Mata Atlântica, mas que possuem poucos remanescentes, hoje são apenas 4% em Aparecida e 6% em Taubaté”, contou o gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica, Rafael Bitante Fernandes, que completou. “As propriedades também estão localizadas em mananciais de abastecimento do Santuário e possuem alta vulnerabilidade de aquíferos”.

Fernandes destacou ainda que a região do Vale do Paraíba possuía no passado uma grande quantidade de florestas nativas, mas que foram desmatadas ao longo do tempo. “É uma área que já foi toda de Mata Atlântica e foi muito degradada ao longo da história. O nosso projeto vem na contramão disso, queremos reverter e resgatar a mata atlântica resgatando florestas que são muito importantes para o meio ambiente”.

Em ação há cinco anos, o projeto é realizado com várias etapas, desde a escolha e o estudo das áreas às espécies que serão plantadas. Cerca de 28% do projeto está concluído. “Podemos ver várias árvores que estão bem grandes e se desenvolvendo muito bem”, comemorou o SOS da ONG.

Além do reflorestamento, o projeto conta com ações de educação ambiental com jovens, sensibilização e engajamento da sociedade pela conservação da Mata Atlântica, como uma campanha com devotos durante a comemoração do Dia do Meio Ambiente, no dia 5 de junho.

De acordo o padre Daniel Antônio, ecônomo do Santuário, a Igreja se comprometeu com uma responsabilidade social, planetária e com devotos que passam pela Basílica de Aparecida. “O Santuário já se preocupava com o meio ambiente junto aos próprios órgãos públicos, tanto que temos o departamento de Áreas Verdes. Agora, tivemos a oportunidade de firmar essa parceria junto a fundação SOS Mata Atlântica”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?